
Foto: Gláucio Burle
Estão a todo vapor as ações do Projeto Eco Pneus, realizadas pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil. A primeira operação do mês de abril aconteceu ontem e recolheu 1.600 pneus em uma borracharia, na Rua Belkis, no bairro Coelho da Rocha. As ações estão programadas para acontecer quinzenalmente.
“Os borracheiros têm colaborado bastante com o Projeto Eco Pneus. Novamente temos uma grande quantidade para ser descartada corretamente. E somente conseguimos alcançar isso com um trabalho em conjunto entre a população, os borracheiros e a prefeitura”, disse João Francisco Eloy, coordenador da ação.
Agentes do Ambiente, Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal fazem um trabalho em conjunto nas ações do Projeto Eco Pneus. Eles visam contribuir com o meio ambiente, retirando grandes quantidades de pneus que são descartados em lugares impróprios e poderiam contaminar o solo, além de contribuir também para o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar enchentes.
O descarte de pneus em terrenos baldios, rios, canais, logradouros públicos ou qualquer outro local inadequado é proibido, de acordo com a Lei Municipal nº 1885/2013 e também a nº 1756/2010. Em caso de infração, o estabelecimento fica sujeitando à multa no valor de até R$ 200 mil e os responsáveis podem responder por crime contra o meio ambiente.
Nas ações anteriores, desde o reinício do Projeto Eco Pneus, foram recolhidos 3.800 pneus pela Prefeitura de São João de Meriti. Eles foram repassados para a empresa Policarpo reciclagem, que faz a trituração, dando um fim ecologicamente correto para o material.