
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Mostrar aos jovens que apesar das dificuldades da vida, é possível vencer. Este é o objetivo do ex-jogador de vôlei Carlão Silva. O iguaçuano, de 42 anos, há 14 mantém um projeto social de vôlei de praia que já atendeu a mais de dois mil alunos. O Cento de Treinamento Carlão Silva, na Praça do Skate, Centro de Nova Iguaçu.
Mas os ensinamentos vão muito além das quadras. As lições são para a vida. Por isso, há seis anos o ex-jogador dedica parte de seu tempo a visitar escolas públicas para conversar com crianças e jovens. Neste período, Carlão Silva já percorreu mais de 120 unidades de ensino do Rio de Janeiro e contou sua trajetória para cerca de 200 crianças e jovens. As ações são realizadas em parceria com o mercado Vianense e com a Faculdade Uniabeu.
Na última sexta-feira (6), foi a vez dos alunos do CIEP 117 – Carlos Drumond de Andrade, em Comendador Soares, Nova Iguaçu, conhecerem as histórias do ex-jogador. Um dos assuntos abordados na palestra foi a importância de buscar constantemente pela excelência em tudo o que faz. Para Carlão, este é um dos principais meios de mudar o paradigma que sofrem os jovens da Baixada Fluminense.
“Sou nascido e criado em Comendador Soares e sei muito bem as dificuldades que a região tem. Através das palestras procuro despertar o potencial dos jovens, mostrando exemplos de superação, como pessoas que começaram em meu projeto e conseguiram conquistaram o sucesso, estando hoje realizados em diversas carreiras profissionais”, disse.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Em suas palestras, Carlão Silva conta como conseguiu vencer na vida, enfrentando diversas dificuldades e contratempos. Ele também cita depoimentos e historias de vida de ex-alunos do Centro de Treinamento que são exemplo superação. O projeto, no entanto, não tem como objetivo formar atletas, mas sim cidadãos de bem. “O projeto de vôlei de praia é muito mais que uma escola que ensina somente um esporte. Lá, jovens aprendem a viver, a batalhar pelos seus sonhos e como ser o diferencial. Tem gente que hoje se destaca no vôlei, uns viraram artistas e muitos outros ganharam o respeito na profissão em que escolheram”, conta Carlão.
Alunos recebem dicas para entrevistas de emprego
A estudante do 3º ano do ensino médio, Monalisa Matte, de 18 anos, escutou atentamente cada ensinamento de Carlão durante a palestra no CIEP 117. “Apesar de estudarmos em uma boa escola, não aprendemos tudo, sempre há mais a conhecer. E hoje, além de diversos assuntos abordados, Carlão falou, por exemplo, de como se portar numa entrevista de emprego. Eu já havia visto isso num curso particular que eu fiz, mas não são todos que tinham esse conhecimento. Gostei muito também das dicas de como conseguir o trabalho de nossos sonhos, como saber lidar com os obstáculos do dia-a-dia, entre outros”, disse a jovem que sonha em ser médica.
A próxima palestra acontecerá amanhã, no Colégio Estadual Vicentina Goulart, em Miguel Couto.
Por: Erick Bello