
Foto: Salvador Scofano/ Imprensa Oficial
O projeto Via Lilás chega a Nilópolis. Lançado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos em março desse ano, o totem computadorizado será inaugurado na próxima sexta-feira, às 11h, em parceria com a Superintendência dos Direitos da Mulher. Com eles, as mulheres poderão ter acesso a informações importantes sobre violência doméstica.
Os computadores são a porta de entrada para o Via Lilás. Com toques na tela dos totens, como se fosse um smartphone, as nilopolitanas podem conhecer as leis de garantia dos direitos da mulher, além de dados sobre a rede de saúde e segurança especializada para utilizar em caso de violência. O anonimato, nestas consultas, fica garantido. Basta informar a cidade onde mora e a idade. Com essas informações, o Governo do Rio terá condições de realizar um mapeamento da situação da rede especializada de atendimento, bem como das necessidades das mulheres, por faixa etária.
Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, caso tenha interesse, a usuária poderá informar o telefone e receber, por mensagem de texto via celular, informações e dados contidos no totem. Ainda segundo o órgão, ela terá acesso, quando quiser, a endereços e telefones, por exemplo, de delegacias especializadas e centros de atendimento em todo o Estado do Rio de Janeiro.
O totem será instalado na prefeitura da cidade, que fica na Estrada Pedro Alvares Cabral, 305, no Centro de Nilópolis.