Proteção às mulheres vítimas de violência ganha reforço da tecnologia em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Prefeitura de São João de Meriti realizou nesta quinta-feira (27/03), na Câmara Municipal, o lançamento oficial do Sistema ELA Meriti, uma plataforma inovadora voltada ao atendimento e à proteção de mulheres vítimas de violência. Desenvolvido por profissionais da própria prefeitura, o sistema já desperta o interesse de outras administrações municipais e do Governo do Estado.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores, além de representantes da Delegacia da Mulher, do 21º BPM, da Ronda Maria da Penha, da Patrulha Maria da Penha, da OAB Meriti, do Ministério Público, da Direção da Polícia Civil e da Secretaria da Mulher do Governo do Estado.

Sueli da Silva Ferreira, representante da Secretaria de Estado da Mulher, elogiou a iniciativa da prefeitura. “É muito bom ver quando os municípios se mobilizam para gerar ações de combate à violência contra as mulheres. São João de Meriti está avançando muito nas políticas públicas dessa área com o lançamento desse sistema. Vamos acompanhar e esperamos ver, em breve, os índices de violência diminuindo na cidade”.

O prefeito Léo Vieira, destacou a importância do projeto. “É uma alegria saber que estamos dando um passo importante nas políticas públicas de defesa das mulheres vítimas de violência”. O prefeito também ressaltou que o sistema foi desenvolvido integralmente pela equipe da Secretaria de Inovação, sem a necessidade de contratação de empresas externas, garantindo eficiência e economia.

A gestão do ELA Meriti ficará sob a responsabilidade do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), vinculado à Subsecretaria da Mulher e Cuidados. O projeto reforça o compromisso da prefeitura com a segurança e o bem-estar das mulheres do município, promovendo uma abordagem inovadora e baseada em evidências para o enfrentamento da violência de gênero.

A Drª. Letícia Costa, vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania destacou o pioneirismo do município. “No estado já existem aplicativos voltados para a mulher, mas esse é um sistema que vai agrupar as informações e, assim, agilizar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. Acredito que, com o sistema funcionando, em breve veremos os índices de violência contra a mulher diminuírem”.

O ELA Meriti é um sistema de gerenciamento de dados que integra diversos órgãos municipais responsáveis pelo atendimento às mulheres vítimas de violência. A plataforma conectará delegacias especializadas, centros de saúde, conselhos tutelares, CRAS e CREAS, permitindo o registro e encaminhamento ágil de ocorrências.

Além da otimização do atendimento, a centralização das informações possibilitará a geração de estatísticas detalhadas, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes. Os dados coletados permitirão identificar padrões de violência, regiões mais afetadas e perfis de agressores, facilitando a implementação de ações preventivas e campanhas educativas.

Além do lançamento do sistema, foram firmadas as primeiras pactuações para a integração do ELA Meriti a outras áreas da gestão municipal. O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, anunciou a abertura de duas salas especializadas, com equipes treinadas pela Secretaria de Inovação, no Hospital Municipal e no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Também foram estabelecidas parcerias com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e a Subsecretaria da Guarda Municipal.

A cerimônia foi encerrada com a entrega de moções para as mulheres que participaram da elaboração, desenvolvimento e implantação do Sistema ELA Meriti, reconhecendo o trabalho e a dedicação das profissionais envolvidas na iniciativa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!