
Foto: Thiago Loureiro
Município com a maior concentração de empresas em toda a Baixada Fluminense, Nova Iguaçu possui o segundo maior pólo de cosméticos do estado e o maior pólo automotivo. Os dados são do Observatório Sebrae/RJ, apresentado na manhã de ontem, em Nova Iguaçu, a jornalistas da Baixada Fluminense.
A Coordenação da Regional Baixada I do Sebrae/RJ divulgou dados socioeconômicos sobre os municípios de abrangência da Região I: Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Nilópolis, Japeri, Belford Roxo, Itaguaí, Seropédica e Paracambi, e Região II: Duque de Caxias, Guapimirim, Magé e São João de Meriti.
Os nove municípios que compõem a Região Baixada I representam juntos 13% da população total do Estado, e a II, 10%. A densidade demográfica é a maior do estado e inferior apenas a da cidade do Rio de Janeiro. Entre os nove, os municípios com as densidades mais altas são Nilópolis (8.118), Belford Roxo (6.031) e Mesquita (4.310). Paracambi (262) e Seropédica (276) possuem os menores índices. Na Região II estão os extremos, com Guapimirim com a menor densidade (143) e São João de Meriti (13.025), que não possui apenas a maior densidade do estado, com a maior densidade do país.
Segundo dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), o estado apresenta uma participação maior do setor da indústria em relação à região da Baixada. O município de Nova Iguaçu possui o maior Produto Interno Bruto da Região I, apesar de ter uma taxa de crescimento de apenas 0,3% em 2011, enquanto o estado crescia 6,1%. Já Duque de Caxias tem o maior PIB na Região II, mas com taxa de crescimento negativa (-5,9).
Paracambi é o município com o maior percentual de empreendedores empregadores (8,5%), seguido de Nilópolis (5,4%), já a menor taxa reside nas cidades de Queimados (2,3%) e Belford Roxo (2,4%). “A Baixada Fluminense possui atualmente 880 mil empresas formais cadastradas, gerando 24% de empregos formais”, apresentou o coordenador Regional Sebrae/RJ Baixada I, Décio Lima.
Menos burocracia para o microempreendedor

Foto: Thiago Loureiro
A Baixada Fluminense em geral possui 5,5% do total de estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu é o município que apresenta o maior número de concentração de empresas, com 45% de empresas de toda a região, seguido de Belford Roxo, com 14%. Considerando o número de municípios nessa região, a atividade econômica está muito concentrada em Nova Iguaçu. “A cidade de Nova Iguaçu possui o segundo maior pólo de cosméticos do estado e o maior pólo automotivo. Além disso, 8,5% dos empreendimentos são de salões de beleza, o que representa 6.257 microempreendedores individuais na região”, contou o coordenador. Japeri e Paracambi são os municípios com a menor proporção do total de estabelecimentos, com apenas 2% e 3%, respectivamente.
Para facilitar a burocracia dos municípios, o Sebrae paga o Regin para os municípios. Regin é um sistema integrado de cadastro criado para unificar e agilizar a constituição de novas empresas buscando facilitar o processo de cadastro nos órgãos municipais, estaduais e federais. Em 2014, o estado do Rio fechou o ano com 579.651 microempreendedores individuais, 72.512 deles apenas na Baixada Fluminense.
por Gabriele Souza