
Foto: Luiz Ambrósio – Divulgação/PMQ
A justiça determinou a desapropriação da Casa de Saúde Bom Pastor – maternidade particular conveniada com o SUS – para a Prefeitura de Queimados. A entrega para o poder municipal foi realizada ontem, com a presença de um oficial de justiça do Fórum do município, um perito da área de avaliação de imóveis e técnicos, que realizaram vistoria no local para a transferência dos bens patrimoniais particulares para o poder público.
De acordo com o governo municipal o próximo passo será a reforma estrutural do prédio e a montagem da equipe, previstos para serem concluídos dentro de 150 dias. De acordo com a atual gestão, além de ter a capacidade para realizar 400 partos por mês, a unidade também irá oferecer cirurgias eletivas como miomas, hérnias e vesículas e terá ainda cinco leitos de internação para receber os pacientes da UPA 24h do município.
“Estamos conseguindo algo inédito para a cidade, que é ter uma maternidade do povo. Assim como eu, muitos moradores nasceram aqui. Além disso, o centro de cirurgias eletivas que vamos implantar atenderá a demanda de mais de 8 mil moradores de toda a Baixada”, afirmou o prefeito Max Lemos que se reuniu no início desta semana com o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, no Centro do Rio, a fim de garantir os recursos para a implantação da maternidade.Entre os equipamentos que serão mantidos da antiga unidade estão quatro centro cirúrgicos, um berçário com três incubadoras, oito enfermarias e 45 leitos.