
Foto: Luiz Ambrósio / Divulgação
A Prefeitura de Queimados vai inaugurar três novas Clínicas da Família nesta semana. As unidades terão formato de Estratégia de Saúde da Família com médicos da família, enfermeiros e técnicos e passarão a funcionar em três bairros distintos. Hoje, às 15h, será inaugurada a clínica do bairro Santiago, na Rua Deodoro de Almeida, s/nº. Amanhã será a vez da unidade do Fanchem, às 9h, na Av. Camilo Cristófano, s/nº, e às 15h, a do bairro Luis de Camões, que funcionará na Rua Dona Narcisa Pereira, s/nº.
O município conta ainda com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem as demais áreas não contempladas pelas Clínicas da Família. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Queimados tem a meta de chegar a 100% do município com este modelo de Agentes Comunitários de Saúde nas residências com assistência básica.
Cada clínica terá uma equipe multiprofissional, com médico e enfermeiro especialistas em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais de Saúde Bucal. “Eles farão os atendimentos mais corriqueiros, como: odontologia, pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia (preventivos e pré-natais) e serviços de enfermagem em geral, como curativos, verificação de pressão e vacinas”, explica a secretária de Saúde de Queimados, Dr. Fátima Sanches.
Já de acordo com o prefeito Max Lemos o objetivo principal das novas unidades será o trabalho de prevenção. Segundo ele, duas unidades já foram inauguradas em sua gestão: uma no Bairro São Jorge e outra no Eldorado. “É o resgate daquele médico da família que estava sempre por perto. De manter serviços básicos em dia, como preventivos, vacinas, saúde bucal, manutenção da pressão arterial, entre outros”, explicou.