Queimados lidera ranking de transparência no estado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O prefeito Max Lemos comemorou o resultado e garantiu que o objetivo é evoluir ainda mais
O prefeito Max Lemos comemorou o resultado e garantiu que o objetivo é evoluir ainda mais

Em ranking divulgado pelo Ministério Público Federal, Queimados aparece em primeiro lugar no estado no quesito transparência entre o governo do Estado e as 92 cidades. Ao lado de Niterói, o município da Baixada obteve nota 7,6.
O levantamento é feito com base nas Leis de Acesso à Informação e da Transparência e do Decreto 7.185/10, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público. Os municípios onde foram encontradas irregularidades receberão recomendações, expedidas pelo MPF, para corrigir as falhas e cumprir as exigências legais.
O trabalho foi árduo para conquistar a posição. Em fevereiro, o MPF/RJ (Ministério Público Federal) divulgou uma prévia dos municípios da Baixada Fluminense e Queimados aparecia com nota 3,2. Três meses depois, a avaliação cresceu 137,5% e a cidade figura na liderança nas estatísticas do Estado.
Para o Prefeito de Queimados, Max Lemos, o topo da tabela mostra o governo municipal sem medo de mostrar suas contas à população e aos órgãos fiscalizadores: “Um governo sério não tem nada a esconder. Trabalhamos para levar transparência a quem quiser e interessar. Estou muito feliz com o resultado, pois é um estímulo para continuar a trabalhar. A todos os servidores, minha eterna gratidão”, disse.
Em Queimados, diversas melhorias foram feitas no portal. Através do endereço eletrônico transparencia.queimados.rj.gov.br, qualquer pessoa pode acessar os números orçamentários, despesas, licitações, prestações de contas, licitações, entre outros. Todas as leis municipais também estão disponíveis aos internautas.
Max Lemos destaca também o objetivo de continuar crescendo. “O momento é de comemorar, mas vamos continuar avançando cada vez mais. Em outra pesquisa recente fomos considerados a terceira cidade que mais cresce em desenvolvimento econômico no Brasil. Na próxima avaliação, queremos a nota máxima. Nosso povo merece”, ressaltou.
Mais de 25% das cidades obtiveram notas entre 0 e 1. Na média entre todos os municípios a nota é 2,5. Das 13 cidades da Baixada Fluminense, apenas sete conseguiram nota maior que a média do estado. No entanto, todas ficaram bem abaixo dos 7,6 alcançados por Queimados. São eles: Mesquita (5,1), Nova Iguaçu (4,8), Japeri (3,7), Itaguaí (3,6), Paracambi (3,2) e Guapimirim (3,1). Seropédica foi a pior colocada da Baixada, com nota 0,2, e 85ª no ranking estadual.

Veja as colocações e as notas das cidades da Baixada

1º – Queimados – 7,6
14º – Mesquita – 5,1
18º – Nova Iguaçu – 4,8
34º – Japeri – 3,7
38º – Itaguaí – 3,6
40º – Paracambi – 3,2
42º – Guapimirim – 3,1
52º – Duque de Caxias – 2,1
56º – Nilópolis – 1,7
60º – São João de Meriti – 1,6
63º – Belford Roxo – 1,2
68º – Magé – 1
85º – Seropédica – 0,2

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!