
A prática regular de exercícios físicos é acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Conforme especialistas, do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Para as crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Em Queimados, incentivar hábitos para as atividades esportivas é um dos principais objetivos do governo municipal.
Na Vila Olímpica onde são estimulados os hábitos saudáveis por toda a vida, pelo jeito vai continuar formando gerações adeptas a este novo comportamento. O motivo é que foi inaugurada duas academias ao ar livre, sendo uma mista para deficientes físicos, além de um bicicletário. A implantação dos projetos “Bicicletários em Espaços Públicos” e “Academias Públicas ao Ar Livre” acontece através da parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, através da marca Deca, do grupo Duratex, e com o terceiro setor: Organização Social de Esporte do Brasil (OSEB). O evento aconteceu na última terça-feira (26). As instalações não têm custos para o orçamento da Prefeitura, porque fazem parte de uma compensação social da empresa, instalada desde 2013 no Distrito Industrial da cidade.
Segundo secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a parceria com a iniciativa privada é benéfica para a população.“Essas academias são únicas e somos os primeiros do Estado do Rio a receber esse projeto. Queimados não é só uma referência em esporte. A parceria é fundamental para continuar dando mais qualidade de vida à população. Aqui será um espaço aberto a todos como jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência também”, disse.
O gerente da fábrica Deca, Bruno Muniz, falou sobre a receptividade da empresa no município. “Desde que chegamos aqui buscamos fazer esse projeto de responsabilidade social. Muitos dos nossos funcionários são da própria cidade e gostaríamos de fazer essa integração da empresa com a população. Nós acreditamos que através do esporte e da cultura podemos mudar a vida das pessoas”, concluiu.
Aparelhos para pessoas com deficiência

A Vila Olímpica (Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembú) agora conta com seis equipamentos para deficientes físicos e mais cinco “stands” como abdominal duplo, peitoral, simulador de caminhadas, esqui individual e twister lateral. O bicicletário terá 12 bicicletas, além de capacetes e kits de peças de reposição. Todos os itens estarão disponíveis para a população. Já a segunda academia está instalada na Rua Camarim, n° 200, no bairro Vila do Tinguá, também possui cinco equipamentos de ginástica.
Os interessados em fazer as atividades deverão fazer um pré-cadastro na própria Vila Olímpica. O objetivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) é ter um controle dos usuários que utilizam os equipamentos. Todas as aulas nas academias ao ar livre terão acompanhamentos de um profissional de Educação Física. Elas vão acontecer em dois horários: 6h às 9h e das 18h às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria: (21) 3698-1191/1188.