
O patriotismo está em alta em Queimados. Com o tema “Queimados valorizando a educação, o esporte e a cidadania”, ao todo 39 órgãos, entre escolas municipais, estaduais, creches públicas e conveniadas, secretarias municipais, instituições governamentais e da sociedade civil organizada vão participar do desfile cívico pela Independência do Brasil, que será promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira, 7 de setembro, na Avenida Tinguá, no Centro. A abertura acontece às 9h, com a apresentação dos pequenos matriculados nas creches da rede e com os alunos do Núcleo de Atenção ao Estudante. O encerramento está previsto para às 16h.
Diferente dos outros anos em que os desfiles aconteciam em duas datas distintas, de acordo com a localização da unidade escolar, tendo como base a linha férrea que corta os dois lados da cidade, neste ano, as apresentações serão todas no mesmo dia. As instituições foram divididas em seis pelotões com intervalos de aproximadamente uma hora para a apresentação de cada grupo. “O 7 de setembro é a data nacional que representa nossa identidade como povo. É dia de reafirmar nossa singularidade e o que nos identifica como nação: o orgulho de ser brasileiro”, destaca o prefeito Max Lemos.
As comemorações pelos 194 anos de independência começaram desde a última quinta-feira (1) com a abertura da semana da pátria. Na ocasião, os alunos da rede pública municipal realizaram diversas apresentações culturais e até de Ginástica Rítmica ainda nos embalos dos Jogos Olímpicos. “Queremos parabenizar a todas as instituições que darão uma aula de civismo para a nossa sociedade. A escola é o lugar de aprendizado, não só de conhecimentos específicos, mas também de cidadania”, frisa a Secretária Municipal de Educação, a professora Mirian Motta.
O que muda no trânsito?
A partir das 00h, desta quinta-feira, os motoristas devem ficar atentos as novas rotas de acesso ao centro e ao viaduto para a travessia da cidade. Para acesso ao centro do município, do lado da Praça dos Eucaliptos, o condutor deverá, ao descer do viaduto, seguir a Rua Aída, entrar na Rua Regina, pegando a Otília até o final para acessar a Hernani, Georgeta e a Avenida Dr. Pedro Jorge para chegar à Eloy Teixeira, seguindo para a Pedreira ou para o viaduto para atravessar a cidade. Isso porque a Avenida Dr. Pedro Jorge (da Rua Eloy Teixeira a Rua Alves) e Rua Eloy Teixeira (da Avenida Tinguá a Avenida Dr. Pedro Jorge) terá inversão de mão. E a Avenida Dr. Pedro Jorge, entre a Rua Alves até a Rua Mustafá Kalaoun ficará em mão dupla.
O ponto de mototaxi será remanejado para Rua Eugênio Castanheira e o ponto da Eloy Teixeira deverá ter inversão de mão. Os ônibus farão parada para passageiros em frente ao Banco Bradesco, na Rua Eloy Teixeira. Fica proibido o estacionamento nas seguintes ruas: Rua Hernani (da Rua Cecilia a Rua Georgeta); Rua Georgeta (da Rua Hernani a Av Dr Pedro Jorge); Rua Dr. Pedro Jorge (da Rua Hernani a Rua Alves).
E as Ruas que acessam a Avenida Tinguá no trecho utilizado para o Desfile Cívico ficarão liberadas apenas para os moradores e concentração dos alunos envolvidos no desfile.