As Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Queimados irão realizar ações de conscientização de Luta Antimanicomial e de Combate ao Abuso e à Exploração Infantil, respectivamente. O evento acontece na segunda-feira (18), a partir das 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. O objetivo das ações será celebrar a data nacional com a distribuição de panfletos explicativo e de atendimento à população.
No dia, equipes da Coordenadoria de Saúde Mental vão distribuir panfletos sobre os serviços disponibilizados pela rede municipal de Saúde Mental, através dos Centros de Atendimento Psicossocial Adulto e Infantil (CAPS e CAPSI), além de orientar familiares de como proceder com pacientes que sofrem de transtorno mental. O evento terá ainda a apresentação do Coral CAPS e CAPSI composto pelos próprios pacientes das unidades, aferição de pressão arterial e teste de glicose gratuitos.
No mesmo local e horário, agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social vão abordar pedestres e motoristas para conscientizar sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Serão distribuídos panfletos explicando de como identificar casos de abusos, como proceder se uma criança está sofrendo algum tipo de abuso e telefones úteis para realizar denúncias: Disque 100 e do Conselho Tutelar de Queimados (21) 2665-1221/2663-3163.
Circo Social Baixada terá debate sobre o tema
Também na segunda-feira, o Circo Social Baixada, que defende os direitos de meninos e meninas, realiza 8 às 12 horas um seminário sobre o tema.
“O seminário será um momento ímpar de abordarmos assuntos que acontecem com algumas famílias beneficiadas pelo projeto, será a hora de quebrar a resistência que muitos ainda têm em falar de abuso e exploração sexual”, informou a Coordenadora Geral da organização, Nilcelene Moreira.
Os interessados em participar do evento devem fazer as inscrições pelo e-mail ascom.circo@gmail.com. A entrada é gratuita. O Circo Social Baixada fica na Rua O, número 2597, no bairro Fanchem, na Vila Camorim, em Queimados. Mais informações pelo telefone 2663-2170.