
Preocupados com o perigo de doenças como dengue, zika e chikungunya no município agentes de controle de vigilância ambiental, vetores e zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias visitaram o depósito de carros e motos apreendidos do Detran localizado na Rodovia Washington Luiz, em Jardim Primavera. No local, foram encontradas dezenas de focos do mosquito aedes aegypti com ovos e larvas, além de inúmeros depósitos de água parada e muitos roedores. O terreno que segundo os agentes deve ter mais de oito mil metros quadrados guarda mais de cinco mil veículos entre automóveis e motos.
Os agentes solicitaram os responsáveis pela guarda dos veículos para que mantenham o terreno limpo e que cubram os veículos que estão nas estantes, a cerca de dez metros de altura e que não puderam ser vistoriados por falta de equipamentos adequados. Para acabar com os focos do mosquito da dengue os agentes usaram equipamentos móveis e portáteis além de grande quantidade de veneno para matar roedores.
Dentro de dez dias os agentes voltarão ao local acompanhados da vigilância sanitária para saber se as solicitações foram atendidas pelos responsáveis pelo depósito. Caso contrário os proprietários poderão ser multados. Para atender a população a secretaria de Saúde disponibilizou o telefone 0800-2827788 para solicitação de vistorias e receber denúncias de locais com focos do mosquito da dengue. O disque-dengue funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.