Reciclagem beneficia o bolso e o ambiente em Japeri

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Agentes da coleta seletiva participaram de capacitação do projeto Recicla Light
Agentes da coleta seletiva participaram de capacitação do projeto Recicla Light

Em Japeri, a reciclagem do lixo doméstico pode render uma boa economia nas despesas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), trouxe para o município o projeto Recicla Light, uma parceria com a concessionária de energia elétrica Light que dá descontos na conta de luz aos cidadãos que colaboram com a coleta seletiva. O projeto tem como objetivo promover maior conscientização ambiental e economia sustentável, além de reduzir os gastos da população com energia elétrica.
Para que o japeriense receba o benefício, bastar levar o lixo reciclável – já separado de todo o detrito orgânico – ao galpão da COOPERJAPERI, na Rua Borborema, quadra 22, lote 30, onde os agentes de reciclagem irão pesar o material e calcular o valor do desconto que será dado na próxima conta de luz.
Na sexta-feira (29), os trabalhadores da coleta seletiva receberam a visita da supervisora do Light Recicla, Ana Maria Velho, que foi ao galpão para uma breve capacitação sobre como utilizar a máquina que emite a nota com o desconto. “Muitos agentes têm dificuldade no manuseio da máquina, que é muito similar àquelas de cartão de crédito. Por isso, convidamos a Ana Maria para sanar as dúvidas de todos”, explica o secretário da SEMADES, José Arnaldo Anjos.
Ao fazer a pesagem, uma nota é emitida informando quais os matérias recicláveis foram doados e o valor do bônus recebido em troca, de acordo com o peso. A supervisora do Light Recicla lembra que o benefício é não somente para o bolso do japeriense, mas para todo o mundo. “O projeto é socioambiental e de eficiência energética. Ao fazer a reciclagem, a gente economiza energia e deixa de retirar da natureza algumas matérias primas para a fabricação de produtos. Ele envolve cooperativas, comunidade, geração de renda e o destino correto dos resíduos recicláveis”, explica Ana Maria.
A agente Izabel Cristina Ferreira, 58 anos, moradora do bairro Eucaliptos, trabalha na coleta seletiva e faz um apelo à população. “É preciso que todos se conscientizem sobre a importância do nosso trabalho para a sociedade. Não custa nada cada um de nós, dentro de casa, separar o lixo orgânico daquele que é reciclável. Além de nos ajudar, beneficia o meio ambiente”, pediu Izabel.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!