
Foto: Thiago Loureiro
As árvores respiram, assim como nós, só que às avessas. Enquanto as pessoas inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, árvores em equilíbrio inspiram gás carbônico e expiram oxigênio. Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano. Em Nova Iguaçu, a secretaria municipal de Urbanismo e Meio Ambiente realizou esta semana o replantio de 26 mudas de ipê-roxo, que foram depredadas por vândalos na Avenida Getúlio de Moura, Centro.
De acordo com o superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins, as mudas que foram depredadas na Avenida Getúlio de Moura tiveram o tronco cortado abaixo da borda inferior dos tabuleiros de outdoor que estão fixados no muro da via ferra, em frente à Praça Santos Dumont. “Foi um ato criminoso que está sendo apurado pela 52ª DP através de um registro de ocorrência feito pela Secretaria. A natureza deu uma resposta rápida e 90% das mudas danificadas rebrotaram com vigor”, concluiu Luney.
A empresa que fez o plantio inicial fará a manutenção do restante das mudas, chegando a um total de 51. As mudas que rebrotaram serão removidas e levadas para o Horto Municipal, na Estrada de Madureira, para serem colocadas em canteiros por mais 18 meses. “Essas mudas estarão à disposição da população iguaçuana para doação”, arrematou Luney.
Luney Martins considera também fundamental que a população adote a planta, já que, segundo lembrou, uma árvore precisa de cerca de cinco anos para se estabelecer. “O trabalho é gratuito. A Secretaria oferece ainda palestras sobre educação ambiental, que também pode ser solicitadas gratuitamente por escolas, associações de moradores e grupos interessados pelo assunto”, observou.
As denúncias e pedidos de plantio podem ser feitas pelo telefone 2666-4960 ramal 165 – Superintendência de Áreas Verdes, ou pelo e-mail sav.pcni@gmail.com.