Representante de organização internacional visita Caxias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Alunos da Fundec Inclusão e Trabalho conversam com Mary Davis, CEO da Special Olympics Foto: Ralff Santos
Alunos da Fundec Inclusão e Trabalho conversam com Mary Davis, CEO da Special Olympics
Foto: Ralff Santos

Visitando o Brasil pela primeira vez para assistir à abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a CEO da Special Olympics, Mary Davis, esteve em Duque de Caxias nesta quinta-feira (8/9), para conhecer o trabalho realizado na unidade pela Fundec Inclusão e Trabalho com pessoas com deficiência. A representante da organização internacional viu de perto algumas atividades oferecidas no espaço, como o curso de auxiliar de cozinha e o espaço de vivência, e ficou impressionada.
“É inspirador chegar aqui e ver o entusiasmo e a alegria com que o trabalho é realizado em Duque de Caxias. Ver todo mundo trabalhando feliz, dando o máximo possível para poder ajudar o próximo. Achei incrível a ideia de ensinar atividades como cozinhar e dar suporte para inseri-las no mercado de trabalho”, destacou Mary, enquanto brincava com crianças atendidas no espaço.
Para a presidente da Fundec, Suely Lemos, a presença de Mary Davis demonstra a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação em parceria com a entidade internacional. “A visita da CEO da Special Olympics é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando em Duque de Caxias. Esse trabalho vai além do conhecimento técnico, requer dedicação, amor e sensibilidade. Ficamos muito felizes com a presença da Mary no nosso equipamento”, disse.
Única unidade do país visitada pela CEO, a Fundec Inclusão e Trabalho realiza um trabalho com 472 alunos com idade a partir dos cinco anos. O local atende pessoas com deficiência intelectual, auditiva, visual, física e autismo. São oferecidas atividades como futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, bocha, judô, natação, vivência, cursos de auxiliar de cozinha e informática, grupo com famílias e oficina de costura e cabelereiro.
Segundo a coordenadora Adriana Bessa, o objetivo é a socialização desses alunos. “Queremos mostrar a capacidade que todos têm de viver normalmente em sociedade. Esse é o nosso objetivo principal. Além disso, buscamos sempre capacitá-los para inseri-los no mercado de trabalho”, explicou.
A visita contou também com a presença da governadora de distrito da Associação Internacional do Lions Clube, Marília Simões, e do presidente do Lions em Duque de Caxias, Helio Orrico. Prestes a completar 50 anos, a associação é parceira da Fundec Inclusão e Trabalho.

Special Olympics

Organização sem fins lucrativos, a Special Olympics é o maior programa mundial de treinamentos e competições esportivas para crianças e adultos com deficiência intelectual. São 170 países e cerca de 4 milhões de atletas conduzidos por 500 mil voluntários. No Brasil, o movimento nasceu em 1990 e atualmente é uma fundação com sede em São Paulo e atividades no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!