
Foto: Wanderson Oliveira
O chão de barro, a poeira que invade a casa e os sacos plásticos amarrados nos calçados em dias de chuva, faz parte da vida de cada vez menos japerienses. Esta realidade vem mudando gradativamente nos últimos oito anos, quando a atual gestão municipal iniciou obras de saneamento básico e infraestrutura em diversos bairros de Japeri.
Em alguns dias o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, encerrará seu segundo mandato à frente do Poder Executivo. Para ele, um dos principais legados que sua gestão deixará para a população é a recuperação da dignidade. Em oito anos a Secretaria de Obras e Serviços Públicos fez saneamento básico, drenagem, pavimentação e calçamento em quase 500 ruas do município.
“Além disso, foi feito um trabalho contínuo de drenagem dos canais que cortam Japeri, evitando a poluição visual e reduzindo a possibilidade de enchentes e alagamentos por tempestades”, celebra Timor.
O prefeito também destaca como ponto positivo o trabalho realizado pela Secretaria de Urbanismo, que desenvolveu um novo Plano Diretor para o município, promoveu medidas que possibilitaram uma melhor mobilidade urbana, com a sinalização de vias, e também participou do planejamento do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
“O Condomínio Parque dos Eucaliptos é um dos melhores empreendimentos de apartamentos populares e vai beneficiar 800 famílias japerienses. As unidades já estão em fase final de construção e devem ser entregues aos moradores em breve. Conquistas como a casa própria e saneamento básico resgatam a autoestima do cidadão”, comemora o prefeito.