
Envelhecer não é tarefa fácil. Mudanças significativas em diversas áreas da vida podem afetar a saúde física e mental de quem está numa faixa etária mais madura. Para ajudar a lidar com esse processo, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, promoveu ontem uma roda de conversa entre os alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e a Psicóloga Luci Barros.
O evento, que aconteceu no auditório da instituição, teve como objetivo promover o bem-estar do idoso, auxiliando no enfrentamento das modificações que acompanham essa nova etapa da vida.
De acordo com a profissional, conflitos e crises podem ser desencadeados por alguns fatores comuns como mudanças físicas e orgânicas, processo de luto, condição de dependência, problemas de saúde, entre outros. Tais circunstâncias, se não forem trabalhadas de forma adequada, podem causar quadros depressivos, transtornos de ansiedade e vícios. “Vale ressaltar que o apoio da família é fundamental para que o idoso se sinta acolhido. Esse suporte certamente os motivará a manterem boas expectativas e a reagirem de forma positiva”, explicou a Subsecretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio.
A iniciativa agradou Luzimar Ramos, de 64 anos. “Aqui podemos contar sobre a nossa vida, escutar histórias dos outros amigos e principalmente incentivar uns aos outros. Pois só durante essa roda de desabafos que conseguimos perceber que somos capazes de superar as nossas dificuldades”, disse a moradora do Centro.