
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Mais um capítulo da violência desenfreada foi registrado na manhã de ontem, na 53ª DP (Mesquita). Desta vez a ocorrência foi de um ônibus da viação Nossa Senhora da Penha que foi assaltado entre Nilópolis e Mesquita, enquanto seguia para Belford Roxo. Segundo informações de passageiros, um homem branco aparentando ter aproximadamente 25 anos, vestindo bermuda e camiseta, embarcou no coletivo em Nilópolis, na altura do mercado Assai, agiu rapidamente e desceu em Mesquita, próximo à casa de material de construção Chatuba.
Passageiros relataram que o assaltante estava armado com uma pistola e levou os pertences de todos eles, além de R$ 70,00 do motorista, que também exerce a função de cobrador. Um militar do Exército, que preferiu não se identificar, estava no coletivo quando voltava do serviço e teve todos seus bens e identificação levados.
O motorista Jerônimo de Jesus revela estar cansado de ser assaltado durante as viagens. “É impressionante a falta de segurança no Estado do Rio. Esta é a sétima vez que sou assaltado durante o trabalho como motorista, mas a primeira desde que vim para esta empresa. Infelizmente serei obrigado a tirar do meu bolso os R$ 70,00 roubados”, disse indignado. O caso foi registrado na 53ª DP por mais de 10 passageiros, além do motorista.
Segurança precária
O Instituto de Segurança Pública do Rio divulgou ontem os índices de criminalidade no estado do Rio no mês de fevereiro. Os números de roubos de rua e de veículos subiram em relação a fevereiro de 2015. O critério de apuração de ‘roubo de rua’, que abrange o roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo, teve o aumento de 27,9% em relação a fevereiro de 2015. Foram 7.826 em 2015 e 10.013 em 2016.
O número de roubos cresceu também a automóveis. O aumento foi de 22,6% em relação a fevereiro de 2015. Foram 2.494 em 2015 e 3.058 em 2016.