São Cosme e São Damião ainda tem tradição na Baixada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A tradição da distribuição de doces permanece viva na Baixada Fluminense. Celebrado dia 27, o Dia de São Cosme e São Damião começou mais cedo em Nova Iguaçu. O corre corre atrás das guloseimas teve início na manhã de sexta-feira (25). Em São João de Meriti, a Casa de Claudia doará brinquedos no lugar dos doces para crianças em situação de vulnerabilidade social na região.

Pelo segundo ano consecutivo, Jussara dos Santos, de 63 anos, levou o neto para pegar doces em duas fábricas de Nova Iguaçu. “Há muitos anos eles dão doces aqui, vinha com minhas filhas e hoje trouxe meu netinho”, contou ela. Em Meriti, o terreiro de Umbanda Casa de Cláudia realizará no domingo (27), às 18h, a “Gira de Ibeji”. A ação irá comemorar tradicionalmente do Dia de São Cosme e São Damião. Ao invés de distribuição de doces, o centro fez recolhimento de brinquedos e irá doar para crianças em situação de vulnerabilidade social da Baixada Fluminense. A Casa de Cláudia fica na Rua Maria Emília, 136, no Centro de São João de Meriti. Mais informações no telefone 2656-6765.

A santidade de Cosme e Damião é atribuída por exercerem a medicina sem cobrar por isso. Irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário. Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, são festejados em 27 de setembro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!