Saúde de Japeri faz palestra sobre próstata na semana de Campanha do Novembro Azul

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Prefeitura de Japeri realizou uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata

O evento faz parte da Campanha Novembro Azul, que está sendo feita na cidade. “Temos 600 inscritos na Academia e a grande maioria são mulheres. Então fizemos uma campanha para que elas mobilizassem seus maridos, irmãos e filhos para que eles pudessem fazer o exame de sangue. Os pacientes com alguma suspeita da doença foram orientados a procurar um urologista.Tivemos 80 homens inscritos”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Charles Gonçalves.

A palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata foi ministrada pelo enfermeiro do município, Lucas Fernandes. Segundo ele, a doença tem afetado muitos homens.

“É importante conhecer a doença e saber como é feito o exame de sangue e do toque. Infelizmente vivemos numa sociedade machista e muitos só procuram o médico com a doença avançada. Uma simples dor na urina já é um indício”, comentou.

Muita gente espera completar os 40 anos (idade indicada para se consultar com um urologista e fazer o exame do toque) para se preocupar com a próstata.

“Tenho ainda 38 anos, mas morro de medo desta doença. Quis antecipar o exame do toque. Temos que ser menos machistas e quebrar esse tabu”,

Admitiu o ajudante de pedreiro Márcio  Vitor Marques.

Há 26 anos sem fazer um exame para detectar o câncer de próstata, o morador do bairro Eucaliptos, Francisco Felipe Filho, 66, foi um dos primeiros a chegar à Academia da Saúde dos Idosos.

“Não pude perder essa chance de cuidar da saúde. Meu último exame foi com 40 anos de idade. Tinha preconceito bobo, mas vim aqui para quebrar esse tabu. Quero viver mais alguns anos”, contou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!