
Foto: Marcelle Abreu
Ninguém pode se descuidar da prevenção das doenças durante o carnaval. Com este objetivo a secretaria de Saúde de Nova Iguaçu está realizando a campanha de conscientização no Centro do município. Os pedestres recebem orientações sobre como se proteger da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, e, também, sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações acontecem hoje das, 9h às 13h, nas proximidades do Calçadão e do TopShopping.
A iniciativa começou ontem e tem a expectativa de registrar cerca de três mil abordagens e distribuir 20 mil preservativos. O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Emerson Trindade, explicou o motivo das duas campanhas acontecerem juntas. “Além dos cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, este ano, devemos ter também a atenção redobrada no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus e chikungunya. O morador de Nova Iguaçu não pode se descuidar. São doenças graves e que podem ser evitadas”, alertou o secretário.

Foto: Marcelle Abreu
Técnicos do programa DST/Aids estão distribuindo preservativos durante as abordagens. Folhetos informativos e ventarolas também são entregues enquanto os profissionais passam as dicas de prevenção. A iniciativa foi aprovada pela professora Denise Sales. “Acho ótimo que este trabalho aconteça em locais com grande concentração de pessoas. A prevenção deve ser um hábito, mas nem todos entendem”, comentou Denise.
Com objetivo de incentivar a participação da população no combate ao mosquito, os agentes da Vigilância Ambiental, que fazem parte da Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Giec), estão distribuindo material informativo, recebendo denúncias e recrutando novos voluntários para a luta contra o mosquito.
Os interessados em colaborar com as ações da secretaria municipal de Saúde devem procurar a Vigilância Ambiental em Saúde, que fica na Avenida Governador Amaral Peixoto, 950, no Centro de Nova Iguaçu. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2668-2300.