A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí participou na terça-feira (18) do terceiro encontro do “Reavivando Laços”, um ciclo de palestras organizado pela Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso da comarca do município, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares de crianças e adolescentes em situação de risco. A enfermeira Priscila Barbosa da Silva, representante da pasta, abordou assuntos contidos na Caderneta de Saúde do Adolescente. A apresentação aconteceu no auditório do Ministério Público da cidade.
Priscila Barbosa é integrante do Programade Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (PAISMCA), da Secretaria de Saúde. Em sua palestra, a enfermeira falou sobre alimentação saudável, imunização, saúde bucal, desenvolvimento físico e sexualidade na adolescência.
“Nossa intenção é aproximar esses jovens e suas famílias dos serviços de saúde que o município oferece. É preciso que eles recebam esse atendimento inicial que visa à prevenção de doenças”, destacou Priscila Barbosa.
A plateia do “Reavivando Laços” era composta, na sua maioria, por crianças e adolescentes que vivenciaram ou ainda vivem alguma situação de risco e por seus familiares. Ao todo, 12 famílias estiveram presentes. O quarto encontro acontecerá no próximo mês. O projeto que tem como incentivadora a juíza Bianca Paz Noto, da Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso de Itaguaí. Além da Comarca de Itaguaí, participam do programa o Ministério Público Estadual, o Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Assistência Social.
“O objetivo desse projeto é fortalecer os vínculos familiares de crianças e adolescentes que passaram algum tempo afastadas de suas famílias ou que estão em situação de vulnerabilidade”, frisou Marcos Menezes, comissário de justiça.