Segurança garantida nas eleições em Caxias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Comandante do 15ºBPM (Duque de Caxias), o tenente coronel Marco Aurélio Santos, assegurou eleições tranquilas na cidade Foto: Ivan Teixeira
Comandante do 15ºBPM (Duque de Caxias), o tenente coronel Marco Aurélio Santos, assegurou eleições tranquilas na cidade
Foto: Ivan Teixeira

A 11 dias das eleições para vereadores e prefeitos da Baixada Fluminense e do Rio, a segurança dos eleitores de Duque de Caxias estará garantida. É o que afirma o comandante do 15ºBPM (Duque de Caxias), o tenente coronel Marco Aurélio Santos, que está à frente do batalhão há seis meses. Ele ainda revelou em entrevista exclusiva ao Jornal de Hoje, que o traficante Charles Jackson Neres Batista, o ‘Charlinho do Lixão’, chefe do tráfico da comunidade do Lixão é o alvo número um da unidade.

 
JH- Duque de Caxias sempre foi dominada por grupos milicianos. Como está este combate?
Comandante: “Duas ou três áreas que se alto dominam como região de milicianos. No meu comando cerca de cinco milicianos foram presos. O combate tem sido veemente. Entramos em qualquer comunidade sem precisar de apoio”.
JH- A segurança nas eleições será reforçada?
Comandante- “Pedi 400 homens ao Comando Geral. Esse número será necessário para as eleições. Ainda teremos o reforço da Força Nacional de Segurança, do Exército, Batalhão de Choque e unidades do 3º CPA (Comando de Policiamento de Área). Dá para fazer uma elição tranquila”.
JH- O batalhão precisa aumentar seu efetivo?
Comandante- “Temos 760 policiais e o 3ºCPA informou que haverá um reforço de militares recém-formados. Temos um déficit de 700 homens, mas se ganhasse 50 novos policiais já ajudaria na segurança de Caxias”.
JH- Quais melhorias o senhor fez na unidade mesmo com essa crise que assola o Estado?
Comandante- “Reformamos todas as seis cabines de segurança e os nove DPOs (Destacamento de Policiamento Ostensivo). Tudo em parceria com prefeitura, doações voluntárias dos policiais, entre outros. Melhoramos os alojamentos de cabos e soldados. O rancho também recebeu uma atenção especial e hoje, há mais militares almoçando internamente”.
JH- Qual tipo de crime que mais preocupa na cidade? No mês de julho, segundo o ISP, foram registrados 582 roubos a transeuntes.
Comandante- “Esse tipo de crime é feito por menores, que na maioria das vezes usam simulacros de armas. Todo dia 30 fazemos reunião de produtividade. Determinamos que o policial que antes de voltar ao batalhão tenha que abordar dois coletivos. Com isso, o número de prisões aumentou bastante. Temos o ‘Bom Dia Cidadão’, que visa basear viaturas em pontos de ônibus e rodoviárias das 4h às 7h e o ‘Durma Bem Cidadão’, que é o mesmo serviço, porém entre 18h às 21h”.
JH- Qual traficante está na mira do 15ºBPM (Duque de Caxias)?
Comandante- “O Charlinho, da comunidade do Lixão é o nosso alvo número um. Ele é violento e nem a comunidade gosta dele. Tem fama de atirar contra policiais e viaturas. Ele é filho do Charles do Lixão, que está preso. Fazemos operação três vezes na semana para retirar barricadas em toda a cidade e o Lixão é um dos pontos de operação”
JH- Muitos moradores reclamam dos bailes funks em comunidades. O batalhão está atento a isto?
Comandante- “Sim. Estamos reprimindo os bailes principalmente nas comunidades da Vila Ideal, Lixão, Jardim Gramacho e Vai Quem Quer. Estamos colocando a ordem”.
por Diego Valdevino
diego.valdevino@jornalhoje.inf.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!