Semáforos não garantem travessia de pedestres na Estrada de Adrianópolis

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Ônibus da empresa Mirante foi flagrado avançando sinal vermelho em frente ao Cefet Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Ônibus da empresa Mirante foi flagrado avançando sinal vermelho em frente ao Cefet
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Conviver com o perigo se tornou um problema cotidiano para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A unidade está localizada na Estrada de Adrianópolis, no bairro Monte Castelo, em Nova Iguaçu, uma das mais movimentadas da cidade. Sem lombadas ou radares que possam inibir os motoristas mal educados, muitos deles passam em frente ao Cefet em alta velocidade. Nem mesmo o semáforo, instalado pela Prefeitura em 2004, impede o desrespeito aos pedestres.
O abuso também acontece em outro semáforo na mesma rua, há cerca de 250 metros do citado anteriormente, que segundo a prefeitura está em funcionamento desde novembro do ano passado. Este fica num cruzamento com a Rua Anadir Leite, que dá acesso aos bairros Vila de Cava, Tinguá e adjacências, e trata-se de um local de grande circulação de veículos. Porém, os mais apressados ignoram o sinal vermelho e dão um jeitinho de cometer a infração, que é gravíssima, conforme o Código de Transito Brasileiro.
A equipe de reportagem do Jornal de Hoje esteve no local, após receber a denúncia de um leitor, e constatou que a situação é ainda mais perigosa que a descrita por ele. O que se pôde ver em poucos minutos foi a impaciência de motoristas que avançam o sinal vermelho, mesmo com a presença de alunos e funcionários do Cefet.
Os alunos da Cefet, Carlos Henrique Palhares, 14 e Felipe Lima, 18 reclamaram da demora em abrir o sinal para os pedestres. “Às vezes têm muitos alunos querendo atravessar e não dá tempo para todos irem numa vez só, ai precisamos esperar abrir novamente depois de alguns minutos”, disse Carlos, aproveitando para fazer um pedido. “Precisam colocar pelo menos uma faixa de pedestres em frente ao Cefet”, sugeriu o aluno do 1° ano do ensino médio.
O semáforo, aliás, fica fechado para o trânsito por apenas 20 segundos, tempo este que os imprudentes não se permitem desperdiçar. No semáforo seguinte, o tempo de espera para os motoristas é um pouco maior: quarenta segundos. Em contrapartida, os sinais ficam verdes durante 45 e 65 segundos, respectivamente, o que parece não ser suficiente para os apressadinhos.
Em aproximadamente meia hora, a equipe do Jornal de Hoje flagrou o desrespeito vindo de todos os tipos de veículos, desde as motos até aqueles de grande porte, como ônibus e carretas. Caminhões que prestam serviços de limpeza urbana para as prefeituras de Nova Iguaçu e Nilópolis também foram vistos avançando os sinais vermelhos, assim como coletivos da Viação São José e Mirante.

Pedestres pedem radar e multa

Caminhão prestador de serviços para a Prefeitura de Nilópolis também avançou semáforo Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Caminhão prestador de serviços para a Prefeitura de Nilópolis também avançou semáforo
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

O ajudante de caminhão, Leonardo Mateus, de 22 anos, é morador do bairro e disse já ter sido testemunha ocular de atropelamento em frente ao Cefet. “Os estudantes sofrem todo dia e toda hora para atravessar. É uma luta diária que eu percebo quando passo para buscar minha enteada na escola. A maioria dos motoristas parece não ter consciência do que está fazendo. Só vão respeitar quando mexerem no bolso deles colocando um radar ou um guarda para multar quem desrespeitar”, sugeriu o morador.
O aposentado Vicente Leite, de 77 anos, também convive com o risco de atropelamento diariamente. Apesar da idade avançada, ele foi visto atravessando à via correndo, preocupado com o avanço de carros. “O sinal em frente à escola parece figurativo, pois os motoristas não o respeitam. De vez em quando aparece algum consciente, que até para, mas o que vem no outro sentido avança e não consigo atravessar. A dificuldade é ainda maior quando o fluxo de carro aumenta”, disse.

Viação coíbe desrespeito de funcionários

A empresa de ônibus Tinguá conhece os problemas no local, que se agravam no caso dos coletivos, uma vez que os mesmos furam o sinal vermelho para não parar no ponto de ônibus, normalmente cheio de estudantes. Sabendo disso, a viação disponibiliza funcionários que ficam em frente à escola, diariamente, para evitar o abuso por parte de seus funcionários.
“Como estou aqui todos os dias, vejo o sufoco das pessoas querendo atravessar e muitas vezes também em pegar ônibus. Para não ‘perder tempo’, os motoristas furam o sinal vermelho e passam direto do ponto de ônibus, deixando os estudantes a pé. Por isso a empresa coloca funcionários aqui em dois turnos”, explicou o fiscal Marcos André, 37 anos.
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que a Estrada de Adrianópolis receberá, ainda neste semestre, reforço de sinalização horizontal com tachões (olhos de gato) no eixo junto às áreas de maior demanda de tráfego e pedestre.
Já a Prefeitura de Nilópolis e as viações São José e Mirante não responderam sobre a conduta de seus motoristas até o fechamento desta edição.
por Erick Bello

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!