
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Risos, pipoca e homenagens. Esse foi o clima da manhã de sexta-feira de pais, alunos e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Iguaçu. Uma missa em ação de graças foi celebrada pelo padre belga André Decock, da Paróquia Santo Elias, que nos anos 80 foi um grande defensor da juventude. A celebração marcou a cerimônia de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM). Na ocasião, o diretor-executivo do Jornal de Hoje, Walceyr Alemida, recebeu uma placa em homenagem ao seu pai, o jornalista Valcir Almeida, fundador do periódico, morto em junho de 2011.
Durante a missa, o reverendo Rodrigo da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Nova Iguaçu, frisou que qualquer deficiência é curada com amor. “O amor cura tudo, e aqui na APAE todos recebem esse amor”. Segundo o diretor da unidade, Wanderley Sabino, a intenção da celebração foi de agradecer pelas bênçãos recebidas pela unidade.

Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Durante a solenidade de abertura da SNPDIM, Valcir Almeida foi homenageado com o título de Paladino da Causa da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entregue ao seu filho Walceyr. O prêmio foi uma forma de agradecimento por toda sua dedicação à APAE. “Eu e Valcir temos muita ligação. Em 1995 fundamos a APAE Queimados, e do Jornal de Hoje ele pedia doações através de uma rádio que usava o espaço do jornal para transmitir o link. Ele pedia tijolo, areia e pedras para a obra. Por tudo isso quero homenageá-lo”, disse o diretor da instituição, Wanderley Sabino.

Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Os paladinos foram os fiéis guerreiros do imperador Carlos Magno. A história dos famosos guerreiros mostra a fidelização a causa do rei. Valcir foi um dos contribuintes da concretização do sonho que foi a construção da sede da APAE Nova Iguaçu. Entre os homenageados póstumos, também estão o empresário Luiz Carlos Duarte Baptista e o médico Dr. Francisco Rodrigo Parente.
Tradicional hasteamento das bandeiras
Com o intuito de preservar as tradições escolares, o diretor Wanderley Sabino comanda anualmente a cerimônia de hasteamento das bandeiras estaduais na fachada da sede da instituição. Esse ano, o hasteamento foi ao som da banda marcial dos Fuzileiros Navais que executaram o Hino Nacional Brasileiro. Alunos de odontologia da Universidade Iguaçu (UNIG) hastearam as bandeiras estaduais.