
Foto: Francisco Filho
Na semana em que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, Mesquita vem realizando diversas atividades, como ações de conscientização com a população sobre a preservação ambiental e o recolhimento de lixo pelas ruas do município. Somente ontem, um mutirão de limpeza organizado pela secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos recolheu mais de 60 toneladas de lixo e entulho na Rua Irmã Filomena, esquina com Travessa Sônia, na Chatuba.
Segundo o subsecretário de Serviços Públicos, Alessandro Madeira, o Pop, moradores da localidade vinham se queixando o acúmulo de barro e entulho, na altura do número 390. “Montamos uma operação que começou nesse ponto, mas prossegue em toda a via, de onde serão retirados cerca de 20 caminhões lotados”, explicou Pop. Vários outros pontos da via foram beneficiados com a limpeza, que prossegue todos os dias em diferentes pontos do município.
Para o morador Reginaldo Porto, 67 anos, a limpeza veio em boa hora. “Toda vez que chove a água desce levando detritos e arrastando barro, galhos de árvores e muito lixo, causando sérios danos na parte mais baixa da rua”, contou o aposentado, que mora no local há mais de 20 anos.
Conscientização em Edson Passos

Foto: Carla Josephyne
A Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos, foi palco de ações de conscientização com a população sobre a preservação ambiental, com exibição de filmes sobre o tema na parte da noite. O evento foi realizado pela secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e contou com a parceria da secretaria de Educação.
Foram montados na praça estandes com as chamadas Ecotécnicas, oficinas que ensinam técnicas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas em casa, com materiais recicláveis. Agentes ambientais fizeram demonstrações práticas de compostagem, filtragem e de técnicas para criar fertilizantes e inseticidas naturais. Panfletos educativos foram entregues à população. “Devemos cuidar do meio ambiente porque ele é essencial para nossa sobrevivência. Educação ambiental nunca é demais”, afirmou a aposentada Josélia de Freitas.
Hoje, será realizada uma caminhada ecológica, saindo da Praça Brasil, na Coreia, a partir das 9h. Este ano a ação tem como tema o “Consumo Consciente”.