
Foto: Rafael Barreto
Estudantes das redes pública e privada de Duque de Caxias participaram na sexta-feira (23), do encerramento da 2ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia (2ª FEMuCTI), na Praça do Pacificador, no centro, em solenidade que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. Durante o evento foram premiados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
A feira que teve início na quinta-feira (22), apresentou vários projetos como o reuso de água, energia eólica, casa sustentável e até uma janela que fecha automaticamente com chuva. O objetivo da feira, realizada pela segunda vez no município, é o de estimular nos estudantes da rede municipal de ensino o gosto pela ciência e estimular a pesquisa junto aos alunos.
Os trabalhos foram separados em três categorias, por faixa etária, onde os alunos e professores receberam medalhas e troféus. Mas o grande vencedor da feira de ciência foi o estudante da Escola Municipal Ely Combat, em Xerém, Elias Meneguelli, 14 anos. Emocionado e ainda não acreditando que o seu projeto Transformar ideia em saber, havia sido escolhido pelo júri composto por professores da rede municipal de ensino, ele conta que desde pequeno sempre gostou de fazer invenções a partir de objetos como micro-ondas, aparelho de DVD.
“Meu pai é pedreiro, mas sempre inventou coisas. E foi com ele que aprendi. As ideias surgem na minha cabeça e procuro objetos que possam tornar realidade o que imaginei. Foi assim com a tesoura elétrica. Estou feliz de ter conseguido o primeiro lugar em uma feira onde foram apresentados tantos projetos de qualidade”, diz o estudante que é bombeiro voluntário e pretende se tornar bombeiro militar no futuro.
Para Elias, não existe diferença entre estudar em uma escola pública ou particular. “Depende da pessoa. Do esforço e da vontade de aprender. Faço minhas invenções com sobras, com todo tipo de material”, finaliza.
‘Estimular’ é a palavra-chave
O ministro Celso Pansera ressaltou a importância da feira para o estudante, além de ser uma forma de popularizar a ciência junto à população. “Esta é uma maneira de estimular os estudantes a conhecerem mais Geografia, Matemática, Física, Química“, disse.
O prefeito Alexandre Cardoso destacou o papel do projeto da secretaria de Educação de Caxias, junto aos alunos. “Estamos valorizando o inventor, estimulando o espírito de cientista anos alunos. Fiz isso quando estive à frente da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Quero que o aluno de 7,8,9 10 anos descubra a ciência. Este é o papel da escola, estimular o estudante, integrar sociedade-escola”, afirmou o prefeito.