Seminário reúne enfermeiros em Mesquita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Atenção básica foi o principal tema do encontro, que marcou também data comemorativa do setor Foto: Francisco Filho
Atenção básica foi o principal tema do encontro, que marcou também data comemorativa do setor
Foto: Francisco Filho

Mais de 200 enfermeiros das unidades de saúde de Mesquita participaram do 1º Seminário de Enfermagem da Atenção Básica, realizado ontem, no Auditório Ruth Vianna Lins, no Fórum do município. Além de debater projetos, necessidades, ações e resultados no setor, o evento serviu ainda para marcar as comemorações pelo Dia do Profissional de Enfermagem.
Durante a abertura do seminário, a subsecretária de Saúde, Roberta Siqueira, que representou o secretário Ricardo Xavier, ressaltou o papel importante que os enfermeiros desempenham no sistema de saúde público e enfatizou a atenção básica como fator importante para desafogar serviços mais complexos na Saúde.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Daniele Araújo, explicou como funciona a atenção básica em Mesquita e enumerou pontos positivos obtidos nos últimos anos e que já trouxeram resultados significativos para o setor. “Acho que o papel do enfermeiro sempre foi e continua sendo de extrema importância.  Enfrentamos desafios diários e precisamos estar sempre dispostos a ajudar, sobretudo quando se fala em pacientes que dependem do sistema público de saúde”, disse.
Entre os palestrantes estava a sanitarista e mestre em saúde pública, Lívia Schunk, que falou sobre o tema “Atenção Básica: desafios e conquistas”. Para ela a atenção básica vai muito além do acolhimento, passando pelo diagnóstico, tratamento e prevenção. “O trabalho prestado pela atenção básica precisa ser resolutivo, para não sufocar os demais serviços de saúde. Mas sabemos dos desafios enfrentados junto ao setor para que realmente funcione da maneira correta”, lembrou.
Também participaram do ciclo de palestras a supervisora da Estratégia de Saúde da Família de Santo Elias, Juciara dos Santos; o coordenador da Academia da Saúde, Rodrigo Ferreira; a enfermeira Vanessa Bispo, gerente do setor de Estratégia da Saúde da Família de Santo Elias; Verônica Pereira, coordenadora da área técnica do Idoso de Mendes e especialista em saúde da pessoa idosa e Isis Botelho, que falou sobre acolhimento ao usuário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!