
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Mais um mês se aproxima do fim e o salário segue sem cair na conta. Esta é a triste realidade de dezenas de servidores concursados da Secretaria de Obras de Belford Roxo. Na manhã de ontem, um grupo de funcionários fechou a entrada do pátio da secretaria, na Avenida Manicura, nº 125, em São Bernardo, reivindicando o pagamento pelo mês trabalhado. Esta é a segunda paralisação dos trabalhadores em menos de um mês.
A paralisação, que teve apoio do Sindicato dos servidores públicos de Belford Roxo e tinha como objetivo interditar a Av. Joaquim da Costa Lima e seguir em caminhada até a prefeitura, na Av. Florípes da rocha, no Centro do Município. No entanto, alguns funcionários foram convencidos pelo secretário de Obras, Reginaldo Gomes, a retornar ao trabalho com a promessa de que a dívida seja quitada hoje. No entanto, nem todos acreditaram na palavra dada pelo secretário.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
“Essa não é a primeira, segunda ou terceira vez que nosso pagamento atrasa. Desde novembro de 2015 estamos convivendo com isso. Isso não é justo, enquanto isso, boa parte dos cargos temporários e comissionados de outras secretarias recebem em dia”, desabafou Paulo Roberto da Cunha, 45, ajudante de rastilheiro e servidor estável de Belford Roxo há 16 anos. “Nós estamos sem ferramentas básicas para realizar nosso trabalho, como carrinho de mão, pás e vassouras. Os equipamentos de segurança, como luvas e botas, têm que ser compradas com nosso dinheiro”, completou, denunciando as péssimas condições de trabalho às quais ele e seus colegas são submetidos.
Apoio do sindicato

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O Presidente do sindicato dos servidores públicos de Belford Roxo, Edilson Gonçalves, que também é servidor do município há 25 anos, participou da manifestação em defesa da classe. Ele disse que no último dia 9 de maio, uma comissão de servidores se reuniu como Prefeito Dennis Dauttmam, que por sua vez justificou o atraso devido à falta de repasse dos governos estadual e federal.
“Semana passada o prefeito falou que vai cortar gastos com a exoneração de alguns cargos comissionados e funcionários temporários. Essa foi a nossa proposta meses trás. Se tivesse nos atendido, não estaríamos nesse aperto pelo sétimo mês consecutivo. Por enquanto esse é nossa única reivindicação: receber o pagamento em dia. Porém, temos muitas outras coisas a reclamar em momento oportuno”, disse.
O Jornal de Hoje entrou em contato com a Prefeitura de Belford Roxo. Em nota, o município garantiu que o pagamento será efetuado ainda hoje.
Atraso virou rotina
No último dia 20 de abril, os mesmos funcionários da Secretaria de Obras de Belford Roxo haviam realizado uma paralisação, também em reivindicação ao pagamento em dia do salário. Na ocasião, estava a poucos dias do fechamento do mês, mas ainda não haviam recebido. Dezenas de servidores fecharam a entrada do pátio da secretaria, onde são guardados os caminhões e retroescavadeiras. Além do atrasado no pagamento, estão entre as reivindicações o aumento do auxílio transporte que é de R$ 52 e do auxílio alimentação, no valor de R$ 91, que estão há mais de 10 anos sem reajuste.
Por: Erick Bello