
Nem mesmo as câmeras de monitoramento de Nilópolis estão escapando dos criminosos. Imagens do sistema de vigilância da cidade flagraram o exato momento em que uma câmera é destruída a tiros no bairro Paiol. O ato de vandalismo ocorreu há duas semanas. Desde que o sistema de monitoramento foi implantado, em maio de 2014, sete equipamentos já foram danificados.
No dia 12 de agosto a câmera instalada na esquina das ruas Canadense com Manuel Ponto Ribeiro foi alvo de 12 tiros. Na imagem, capturada às 21h40, é possível ver um homem armado, o provável autor dos disparos. O local fica no limite de Nilópolis com São João de Meriti, nas proximidades do Complexo do Chapadão.
O sistema de monitoramento de Nilópolis conta com 62 duas câmeras de segurança, que filmam, gravam e giram em 360 graus. Elas têm um custo anual de R$ 1 milhão para que seja feita a manutenção. Apesar de mais um prejuízo, o prefeito Alessandro Calazans prometeu substituir o equipamento danificado. “Não vamos medir esforços para ajudar no combate a criminalidade. Semana que vem a câmera já estará de volta”, garantiu.
As imagens obtidas pelo sistema são acompanhadas em tempo real por agentes da Guarda Municipal e policiais militares do 20º BPM (Mesquita), na Central de Monitoramento, instalada no Centro de Nilópolis.