Supermercado oferecia mais de 440 kg de alimentos impróprios em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Os fiscais encontraram 430 kg de carne imprópria para consumo em dois supermercados do município Foto: Procon Estadual/Divulgação
Os fiscais encontraram 430 kg de carne imprópria para consumo em dois supermercados do município
Foto: Procon Estadual/Divulgação

O Procon Estadual realizou uma nova ação da Operação Tamanduá, cujo objetivo é fiscalizar o comércio do município de São João de Meriti. Foram vistoriados oito estabelecimentos, entre restaurantes, supermercados e padarias. Os fiscais descartaram 606 kg de produtos impróprios ao consumo. Somente na filial do Super Rede, localizado na Rua Joana Kalil, foram apreendidos 441,6 kg de alimentos inadequados.
Dentre eles havia 241 kg de carnes e mais 16 kg de doces em potes sem especificação do prazo de validade e mal armazenados. Também foram encontrados pelos fiscais 104 kg de carnes e 53 kg de doces vencidos, além de 43 kg de margarina mal armazenada e 3,6 kg de carne previamente moída, o que é proibido por Lei no estado do Rio.
No mesmo estabelecimento, as câmaras, resfriada e de congelados, foram interditadas, pois estavam com pisos e paredes quebradas, tendais enferrujados, sebos e ossos no chão e porta descascada, além de não haver isolamento. Mesmo sem o certificado do Corpo de Bombeiros, três botijões estavam engatados em uso e um armazenado. Os bicos da saída de gás foram lacrados e os fiscais determinaram a retirada deles por pessoa capacitada.
Os fiscais exigiram o reforço da dedetização, pois encontraram baratas nas dependências internas. Como não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água, os reservatórios de água deverão ser limpos. A comprovação da limpeza e o certificado deverão ser apresentados em até 15 dias no Procon. Não havia Livro de Reclamações no local.
No Redeconomia, da Av. Miguel Couto, 507, foram descartados 140,5 kg de produtos. Sem especificação do prazo de validade, havia 71 kg de carnes. Dentre os alimentos restantes, estavam vencidos: mistura para bolo, antimofo, doces, frios e salgados. Na área de vendas havia 14 kg de carne previamente moída. Não foi apresentado aos fiscais o alvará de funcionamento e o certificado de potabilidade da água. Também não havia Livro de Reclamações no local.
Dos oito estabelecimentos fiscalizados, apenas a Casa do Alemão, na Rodovia Presidente Dutra, não apresentou irregularidades.
O nome da operação é uma referência ao fato de São João de Meriti ser conhecida como “Formigueiro das Américas”, pois sua densidade demográfica é uma das mais altas do continente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!