Tempo de planejamento no 20º BPM

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O tenente coronel da PM Roberto Christiano Dantas assumiu o batalhão esta semana Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje
O tenente coronel da PM Roberto Christiano Dantas assumiu o batalhão esta semana
Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje

O tenente coronel da PM Roberto Christiano Dantas, 43 anos, assumiu na última terça-feira (19) o comando do 20º Batalhão da Polícia Militar em Mesquita. Responsável pela área dos municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, nesse primeiro momento, o corpo militar estuda maneiras de coibir a criminalidade na região.
Há 21 anos na Polícia Militar, o tenente coronel é um velho conhecido da corporação e da Baixada Fluminense. Em 2013, assumiu o posto de subcomandante do 20º BPM e em outubro do ano passado, foi designado para o comando do 21º BPM em São João de Meriti.
“O coronel Dantas é experiente nessa parte operacional administrativa, tendo em vista que já trabalhou em várias unidades, comandou sessões de operações e foi subcomandante de várias unidades. Comandou o 21º BPM e conhece muito bem as características da Baixada Fluminense”, disse o subcomandante Ângelo Barbosa Castro.
Conforme dados do Instituto de Segurança Pública, apesar do número de homicídios ter caído no Estado do Rio, a Baixada Fluminense continua sendo a região mais violenta de todo o estado. A violência se concentra na região metropolitana e, mais especificamente, em alguns municípios, entre eles Nova Iguaçu. Ainda segundo o subcomandante, o planejamento estratégico do batalhão está sendo repensado. “Estamos revendo o planejamento que vinha sendo feito para atender melhor a sociedade da área de abrangência do 20º batalhão”, esclareceu Ângelo.
O novo comando do 20º já planeja operações de trânsito, apreensão de veículos irregular. “Hoje a motocicleta é o meio mais utilizado para realizar crimes, seja roubo, latrocínio ou homicídio”, revelou o subcomandante. Ângelo disse ainda, que as operações também irão ocorrer nas comunidades para coibir a criminalidade, principalmente nos horários em que moradores saem para trabalhar, que é quando ocorre um maior numero de assaltos.
Dantas já exerceu a função de subcomandante, oficial de planejamento e operação, oficial de estatística e análise criminal, fiscal administrativo e chefe do setor de inteligência do 13º BPM na Praça Tiradentes, oficial coordenador do Curso de Aprimoramento de Sargentos CAS/2004, oficial coordenador do curso de Aprimoramento para Prática de Polícia Cidadã, oficial de planejamento e operações da 3ª Seção do Estado Maior Geral (EMG) da PMERJ, subcomandante do 38º BPM em Três Rios, subcomandante do 20º BPM, comandante do 21º BPM em São João de Meriti e chefe da Primeira Seção do Estado Maior Geral.
Pós graduado em Gestão de Segurança Corporativa, Dantas também possui curso de Formação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e MBA em Gerenciamento de Projetos. Na área militar, o comandante possui estágio de Aplicações Táticas dirigido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), estágio de Tripulante Aero Marítimo dirigido pelo Grupamento Aero marítimo (GAM) e estágio de Patrulhamento em Áreas de Risco para Policiais Militares das Unidades Operacionais empregados nas atividades de combate ao crime dirigido também pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
por Gabriele Souza

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!