
A forte chuva castigou mais uma vez as cidades da Baixada Fluminense. Belford Roxo e Queimados foram alguns dos municípios mais afetados. Em Nova Iguaçu, houve o registro de mais uma chuva de granizo. Os rios que cortam a região entraram em estágio de atenção. Em Belford Roxo, cinco bairros registraram pontos de alagamento. Algumas cidades seguem em estágio de atenção.
Agentes das Defesas Civis municipais atenderam diversos chamados de quedas de árvores. Só no município de Queimados, foram 17. “Foram notificadas 17 quedas de árvores, uma de muro e outra de um de poste. Ninguém ficou ferido”, informou em nota a prefeitura. Ainda de acordo com o órgão, durante os 50 minutos de temporal, foram registrados 28 milímetros de chuva que também geraram alagamentos em algumas regiões da cidade.
De acordo com a Defesa Civil de Queimados, os bairros mais atingidos foram: Inconfidência, Vila Central, Belmonte, Jardim da Fonte, Eldorado, Jardim Queimados, Quebra-Coco e Fanchem. O Analista de Suporte, Durlan Furtado, 33 anos, e sua família passaram um susto na tarde de quinta-feira. Uma árvore medindo cerca de 10 metros caiu sobre sua casa, na Estrada dos Caramujos, no bairro Belmonte. Ele estava em casa por volta das 16h, quando começou a ventania. “Essa árvore deve ter cerca de 40 anos e estava com as raízes comprometidas por causa de cupins. Quando caiu foi um barulho muito forte”, contou. Ainda segundo ele, as seis pessoas que estavam na casa passam bem.
Em Mesquita, a Defesa Civil informou que houve o estágio está em de atenção devido a previsão de ventos fortes e pancadas de chuva. “O município registrou um ponto de alagamento, dois desmoronamentos parciais de residência e quinze quedas de árvores na cidade”, informou.
Já em Belford Roxo, os agentes realizaram três avarias sem gravidades em três imóveis. Segundo a prefeitura de Belford Roxo, o município registrou também pontos de alagamento. “Houve registro de alagamento apenas na hora da chuva. Os principais bairros atingidos foram Nova Aurora, Lote XV, Heliópolis, Parque São José e Bom Pastor”, informou a prefeitura.
Para o fim de semana, a possibilidade de pancadas de chuvas no período da tarde chega a 80%, com temperatura máxima de 36°C, segundo o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CEPTEC). Belford Roxo, Mesquita, Queimados e São João de Meriti seguem em estágio de atenção.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)