
Agora é lei: ficam permitidas manifestações culturais de artistas de rua no espaço público aberto de Nova Iguaçu, como praças, anfiteatros, largos e vias. O projeto foi aprovado na sessão de terça-feira (25), na presença de diversos representantes do segmento. De autoria dos vereadores Ferreirinha, Mauricio Morais e Henrique Neves, o texto só aguarda a sanção do prefeito Bornier.
“Nossa cidade possui uma vida cultural com grande diversidade de artes e artistas. Muitos optam por realizar a manifestação artística em locais públicos. A burocracia tem sido um obstáculo, aliás, era um obstáculo. A aprovação desta lei representa a democratização da cultura”, comemora o vereador Carlos Ferreira.
O projeto estabelece algumas condições, como gratuidade para os espectadores, livre fluência do trânsito e circulação de pedestres e utilização de fonte de energia de no máximo 30 kVAs. O responsável pela manifestação deverá informar à secretaria municipal de Cultura o dia e horário da manifestação.
Também na sessão de terça-feira foi aprovada a Moção de Congratulações e Aplausos ao Instituto de Educação Santo Antônio – IESA, pela passagem do seu 80º aniversário de fundação. Instituição de ensino tradicional em Nova Iguaçu, atualmente é dirigido pela Irmã Yeda Maria Dalcin. O presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais, é o autor da Moção. “Vamos convidar Irmã Yeda e sua equipe pedagógica para vir receber em nossa Casa essa justa homenagem”, disse.