O Tiro com Alvo é uma atividade ao ar livre onde o arqueiro recupera seus instintos de maneira lúdica. Em Nova Iguaçu, um grupo de amantes do esporte se reúne desde o ano passado no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para praticar a modalidade olímpica, o Baixada Bow Arqueria. E nesse final de semana, a equipe promove o primeiro torneio em uma modalidade que simula a caça ao ar livre.
O evento acontecerá domingo, dia 13, no bairro Jardim Cachoeira em Nova Iguaçu. Nessa disputa, os tiros serão disparados em alvos de papel, com silhuetas de animais colocados a distância. E tem como objetivo acertar uma área oval no corpo do animal, chamada de “mortal”. O acerto no restante do corpo (exceto pés, cauda, chifres e outras extremidades) é apenas ferimento, ou seja, tem pontuação menor. Cada arqueiro poderá atirar no máximo três flechas. A maior pontuação será da primeira que atingir o alvo, e cada tentativa seguinte terá pontuação menor.
O Baixada Bow Arqueria é adepto da técnica NTS, que consiste em uma metodologia que utiliza conhecimentos adquiridos diversas áreas de Bioquímica, Biomecânica e Psicologia para desenvolve atletas de alto rendimento. O grupo treina de forma improvisada e os organizadores cobram apenas uma taxa simbólica de R$ 30 para a manutenção dos equipamentos, já que a atividade não recebe nenhuma ajuda do governo e nem da iniciativa privada. A prática dessa modalidade não exige pré-requisito. Entre os atletas do Baixada Bow, estão desde crianças de 8 anos e pessoas na faixa dos 50.
O torneio acontece na Rua Antônio Quintela, 35, Jardim Cachoeira – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro e só poderá poderão participar arqueiros que realizaram a inscrição antecipadamente. Outras informações pelo telefone (21) 98177-9304.
