
Acreditar no sonho. É assim que o casal, Cristiane e Petter Oliveira, define o sucesso do próprio negócio, que começou no bairro de Comendador Soares, em Nova Iguaçu e hoje tem atuação no Chile. O reconhecimento do trabalho e agência #TudoNosso veio com o relato da história da empresa, através de um dos vídeos que marcam os 12 anos do Facebook.
De acordo com estudos, o investimento popular é maioria na Baixada Fluminense, mas os custos para manter esses pequenos empreendimentos ainda são altos,incluindo a propaganda. Pensando nesses microempreendedores, o casal criou há dois anos a agência #TudoNosso, em Comendador Soares. Um negócio local que tem como finalidade atender a outros pequenos empreendedores de favelas e periferias. A ideia pioneira surgiu em 2011, quando Cristiane, que é produtora cultural, e Petter, jornalista, perceberam que poderiam aumentar o faturamento dos micro e pequenos negócios do bairro iguaçuanao.
O plano inicial era formar um cadastro único de fazedores de cultura da Baixada Fluminense, onde a ‘mão de obra’ poderia ser encontrada dentro da região, mas não deu certo. “O Petter começou a estudar sobre postagens patrocinadas no Facebook. Quando ele entendeu como funcionava, percebeu que poderia fortalecer a rede de cultura e ainda gerar grana tanto para nós, como para as pessoas daqui”, contou a sócia Cristiane Oliveira. “Conseguiríamos atender os fazedores de cultura, mas também atenderíamos o ‘Tião do Churrasquinho e o pequeno comércio para fortalecer os pequenos empreendedores da Baixada”, explicou Cristiane.
Para o casal, o microempreendedor ainda tem receio de investir em produção de conteúdo para redes sociais. “Aqui na nossa região isso é uma novidade. Para o microempreendedor ainda é muito novo se aventurar em mídia social. Tivemos que aprender como apresentar este novo serviço para os clientes e convencê-los sobre a importância do investimento”, relembrou Petter.
Foi uma trajetória árdua até a conquista do primeiro cliente. “Andávamos com uma pasta embaixo do braço com um documento que criamos. Naquele momento decidimos explicar quem nós éramos e depois o que fazíamos”, relatou Cristiane. “No começo tivemos que cobrar muito baixo para eles poderem testar e entender como funcionava. Desde que abrimos o escritório, só uma pessoa não renovou com a gente”, contou o jornalista.
Com a entrada de um cliente tradicional do bairro, o andamento da agência, que até então era home-office, mudou. “Ouvimos muitos nãos e coisas do tipo ‘meu sobrinho de 11 anos faz isso pra mim’. Entretanto quando conseguimos como cliente o Instituto Menino Jesus, o nosso negócio deu o primeiro grande passo. O travalho chamou a aatenção e as pessoas começaram a perguntar na escola quem fazia a comunicação deles. A partir daí ganhamos novos clientes e paramos de colocar a pastinha embaixo do braço”, relatou Cristiane.
Segundo a coordenadora do Instituto Menino Jesus, Luciana Soares, a unidade escolar passou a ser vista com outros olhos na internet. “A agência nos deu um grande suporte na questão da divulgação, as pessoas puderam visualizar de uma melhor forma o nosso trabalho. A comunicação ficou mais viável. Os comentários na nossa página aumentaram e vieram novos alunos para a escola”, destacou.
Vendo o sucesso de páginas no Facebook, Petter e Cristiane utilizam as ferramentas da rede social para criar campanhas, que estão aumentando os lucros dos comércios locais. Segundo o proprietário de uma agência de viagens de Duque de Caxias, as vendas tiveram um aumento de 30%. “Eles alavancaram nossas redes sociais e as nossas vendas. Éramos voltados para o público de Caxias e hoje atendemos pessoas de diversas regiões”, contou Edmilson Bastos, proprietário da EDX viagens e cliente da agência há quatro meses.
Reconhecimento
O trabalho vem ganhando destaque e o resultado foi a conquista de um cliente no exterior. “Nossa proposta é atender o empreendedor de origem popular, mas nós não recusamos clientes. Temos clientes na Zona Sul, na Zona Norte, temos um contrato no Chile, isso em apenas 18 meses. Temos um orgulho muito grande de ter pensado dessa maneira”,revela Cristiane, que acredita que um dos segredos do sucesso do empreendimento foi olhar para o bairro onde mora.
O casal foi convidado pelo Facebook a contar a história em uma série comemorativa de cinco história, pelos 12 anos da rede social. “Hoje ter um vídeo na página ‘Facebook para empresas’ é a resposta de que apostar no seu lugar dar certo. Recebemos uma mensagem certa vez dizendo que esperavam mais da gente, do que ter apenas uma agência de comunicação em Comendador Soares. Não podemos olhar o tempo todo para fora, temos que olhar para o nosso lugar primeiro”, destacou Cristiane.
Expansão
Um dos sonhos do casal é expandir a ideia da agência. “Seria incrível poder levar isso para cada periferia do Brasil. Eu pensava apenas no Brasil, mas com o contrato do Chile nós nos damos conta que já estamos na América Latina. Já estamos em contato para capacitar um empreendedor de periferia em São Paulo. Queremos compartilhar isso para que outras agências #TudoNosso aconteçam em outros lugares do país”, finaliza. A #TudoNosso é a primeira agência a trabalhar o conceito “Comunicação e Cultura” na Baixada Fluminense. Sua missão é dar visibilidade a organizações, marcas e empresas que possuem alto potencial de assimilação no mercado. Os interessados podem entrar em contato através do telefone (21) 3103 – 3233.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)