Mais mobilidade em Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu deu mais um passo para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Na quarta-feira (13), foram colocadas as quatro primeiras vigas metálicas de aço (cada uma pesa 10 toneladas) no primeiro vão do viaduto da Barros Junior. De acordo com o engenheiro Kilson Medeiros, o viaduto medirá cerca de 420 metros de comprimento, incluindo os acessos, melhorando assim o fluxo de veículos no local e evitando os congestionamentos. No traçado do viaduto – que terá três vãos – já foram construídos dois pilares e um acesso de 80 metros inclinado. Outros dois viadutos estão sendo construídos: um em Austin e outro em Comendador Soares. A previsão é que os três sejam inaugurados ainda este ano.
Japeri debate Plano Diretor Municipal
A Prefeitura de Japeri vai realizar mais uma etapa de discussões sobre o Conselho das Cidades e Plano Diretor Municipal, que será realizada no dia 20 de janeiro, às 14h, na Câmara de Vereadores. O encontro tem como objetivo debater um novo Plano Diretor para Japeri, que será válido por dez anos. O atual se encerra em outubro de 2016. Sendo assim, um novo plano deve ser apresentado à Câmara dos Vereadores com, no mínimo, três meses de antecedência.
Inauguração em Caxias
A Prefeitura de Duque de Caxias inaugura hoje, às 11 horas, o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, no Jardim Gramacho, resultado de uma parceria com a ONG Onda Verde. O centro é pioneiro em todo o Estado do Rio, no modelo de operação, por utilizar energia solar, reuso da água, além de disponibilizar um aplicativo que informará ao usuário o serviço de coleta seletiva.
Para a implantação do centro foram utilizados recursos provenientes de medidas compensatórias, não trazendo qualquer custo para a Prefeitura de Caxias. A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Caxias implantou na Vila São Luís, no primeiro distrito, um projeto piloto de coleta seletiva. Tudo o que for recolhido pelos catadores será encaminhado ao centro de triagem.
Pós-graduação em Itaguaí
Pela primeira vez, o município de Itaguaí vai ganhar cursos de pós-graduação por intermédio de um convênio com a Universidade Castelo Branco. Na manhã de ontem, foi realizada a terceira reunião entre representantes da Prefeitura e membros da Universidade. Um dos temas do encontro foi o funcionamento dos cursos de pós-graduação já para março deste ano, com sede no Centro Educacional de Itaguaí, no bairro do Engenho.
Outra meta da parceria é trazer também cursos de graduação para a cidade, de modo que a população seja beneficiada com cursos superiores em Itaguaí evitando grandes deslocamentos, prezando pelo conforto e redução de gastos com passagens.