Doações para abrigo de Caxias
A juíza titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da comarca de Duque de Caxias, Juliana Kalichsztein, está promovendo uma campanha de doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, brinquedos, materiais escolares e outros itens para atender às necessidades dos abrigos de crianças e adolescentes vinculados à Vara no município mais populoso da Baixada Fluminense. Ao todo, serão nove as instituições de acolhimento ajudadas com a arrecadação dos materiais em Duque de Caxias, que tem uma população de 900 mil habitantes.
Doações para abrigo de Caxias (2)
As instituições que receberão as doações da campanha são a AMAR, Arco Íris, Betel, Meimei, Casa Comunitária, Casa de Passagem, Lar Jesus é Amor, Renascer e Reviver. Elas atendem juntas mais jovens de 200 jovens, com idade entre 2 e 17 anos, alguns deles com necessidades especiais. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o Comissariado do Juízo responsável, pelo número (21) 3661-9270. É disponibilizado transporte para recolhimento de material, se combinado previamente. As doações também podem ser enviadas à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Duque de Caxias e à Coordenadoria das Varas da Infância, Juventude e do Idoso (CEVIJ).
Melhorias em pauta
O Prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, reuniu-se com os secretários municipais, com o objetivo de acompanhar os resultados e colaborar nas ações que cada pasta vem desenvolvendo. O encontro, ocorrido ontem, teve como pauta principal as melhorias que podem ser feitas para dar continuidade ao crescimento gradual da cidade, além de resolver pendências institucionais. Na ocasião, Timor informou que novas reuniões vão acontecer com o intuito de orientar e fiscalizar os serviços básicos que são oferecidos aos japerienses.
Idosos capacitados
São João de Meriti tem atualmente uma população de mais de 458 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, quase 52 mil são idosos. Pensando neste grupo, a Defesa Civil do município, em parceria com a Subsecretaria da Melhor Idade, decidiu capacitar a Terceira Idade para agir e prevenir situações de risco. Somente no último semestre, 200 pessoas concluíram o programa Voluntários Seniores da Defesa Civil, fazendo a cidade chegar à marca de 500 capacitados para agir em ocasiões emergenciais. Prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, acidentes domésticos, redução de desastres, voluntariado, Defesa Civil e o Estatuto do Idoso são as principais disciplinas presentes no curso, que conta com aulas práticas e teóricas.