Chefe do tráfico baleado
A Polícia Militar faz desde a madrugada de ontem uma operação no Morro do Jorge Turco, em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. Agentes foram recebidos a tiros ao acessarem a região. Na ação, o líder do tráfico na comunidade, conhecido como Dibira, foi baleado. Segundo o Grupo de Ações Táticas do 9°BPM (Rocha Miranda), a operação visa coibir o roubo de cargas na região, além de levar mais segurança à população. O criminoso foi socorrido e encaminhado para o Hospital Estadual Carlos Chagas. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Um fuzil Colt calibre 5 ponto 56 mm foi apreendido. A ocorrência foi encaminhada para a Central de Garantias Norte.
Quadrilha presa
A polícia desarticulou uma quadrilha que praticava roubo de cargas, especialmente, de combustíveis, em Duque de Caxias. Quatro pessoas foram presas, ontem à tarde. Outros quatro suspeitos já estavam presos. Entre os foragidos está o sócio de posto de gasolina como integrante da organização criminosa. De acordo com Delegacia de Roubo e Furto de Cargas (DRFC), Pedro Reis comprava combustível roubado pela quadrilha.
As investigações começaram quando um caminhão foi roubado, em Duque de Caxias, e recuperado em um posto de gasolina, em Nova Iguaçu, no momento em que iria iniciar o transbordo do combustível subtraído.
A organização criminosa atuava nas principais rodovias do Estado: Washington Luiz, Presidente Dutra e no Arco Metropolitano. A abordagem era feita por um veículo que emparelhava com o caminhão de combustível e ameaçava com arma de fogo, obrigando o motorista a parar. Eles mantinham a vítima em seu poder até a realização do transbordo da carga.
Operação praia
A Secretaria de Segurança, em ação conjunta com as polícias Militar e Civil, reforça o serviço de atendimento de turistas nacionais e estrangeiros para o verão que começou ontem, incluindo o período de férias e festas de fim de ano. O objetivo é disponibilizar recursos humanos e tecnológicos, aproximando o público e ampliando os canais de segurança. O visitante pode recorrer a ferramentas, como o aplicativo do serviço de emergência 190, o acesso pela web ao Guia de Segurança Pública em cinco idiomas, além de atendimento qualificado e bilíngue pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) realiza o patrulhamento na praia de Copacabana com viaturas e bicicletas. A decisão estratégica de concentrar o ciclo patrulhamento na orla da praia mais famosa do Rio de Janeiro levou em conta alguns fatores, dentre eles a geografia propícia do local, além da indicação de bicicletas para prevenção de furtos, pequenos roubos e tráfico de drogas descentralizado.
Cerca de 50% dos policiais militares dominam outro idioma. Francês, coreano, italiano, árabe e russo, além de espanhol e inglês, são alguns dos idiomas entreouvidos no Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, localizado em Copacabana.
A Operação Praia conta com um efetivo de aproximadamente 850 policiais de diferentes unidades. A ação tem a tecnologia como aliada: dois carros de Comando Móvel, que ficam baseados na praia do Arpoador e na Barra da Tijuca, dão suporte aos policiais militares. Os equipamentos têm sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros. As imagens são transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), em tempo real. A tecnologia tem agilizando o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário.