‘Cardeal’ preso em Vila de Cava
Agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam na tarde de ontem, um homem identificado como Fabiano Cabral de Medeiros, mais conhecido como Cardeal. A prisão aconteceu no bairro Vila de Cava, em Nova Iguaçu. Segundo informações do delegado assistente, André Barbosa, o suspeito é investigado de ter participado com outras pessoas, na morte de Robson Araújo da Silva. Ele foi assassinado a tiros no Centro de Vila de Cava, no dia 10 de outubro deste ano. De acordo com informações do delegado, após investigações e análises de imagens de câmeras de segurança, descobriu que Fabiano e outras duas pessoas teriam executado a vítima com vários tiros sem chance de defesa, que não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Policiais tentam agora, descobrir a motivação do crime e irá investigar se Fabiano faz parte de algum grupo de extermínio que existe na região.
Foragido capturado
Policiais da 58ª DP (Posse) prenderam na última terça-feira, Rafael Paschoa Ferreira, de 27 anos, em Nova Iguaçu. Segundo os agentes, ele tentou dar entrada no Hospital da Posse e um policial da unidade desconfiou que Rafael tentou se passar por outra pessoa. Ao ser encaminhado à 58ªDP, os policiais constataram que o homem estava foragido do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, desde 2016. Rafael já tinha seis passagens pela polícia, entre elas por tráfico, associação para o tráfico, porte de arma de fogo de uso restrito e falsa identidade.
Chefe do tráfico dos Prazeres
A Polícia Militar prendeu na tarde de quarta-feira Carlos Antônio Almeida da Silva, de 34 anos, apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na Região Central do Rio. O suspeito estava em um apartamento em Copacabana, na Zona Sul. A operação contou com policiais dos setores de inteligência da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Jacarezinho e do Turano. Carlos era procurado desde 2016, na operação Concórdia II, realizada pela PM em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Contra Carlos há dois mandados de prisão, um por tráfico de drogas e outro por associação para o tráfico. Ele foi encaminhado para a 12ª DP (Copacabana).
ISP divulga dados
O número de mortes no estado do Rio aumentou no mês de outubro deste ano se comparado ao mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada na quarta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Segundo o ISP, os crimes relacionados a letalidade violenta, como homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e auto de resistência subiram de 589 para 600. Ainda de acordo com o ISP, isso significa uma média de 20 mortes por dia. Apesar do aumento no número de mortes, outros crimes tiveram redução de ocorrências. O roubo de rua (soma de roubo a pedestre, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) caiu de 12.430 para 10.908, representando uma diminuição de 12,2%.