A FliUni trará palestras e rodas de conversas e homenageará Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras autoras negras publicadas no país – O campus Nova Iguaçu da Unigranrio sediará a FliUni, feira literária aberta ao público e gratuita realizada em parceria com o Programa de Incentivo à Leitura e Autoestima Resgatada (Clube do Livro Pilar). A feira ocorrerá entre os dias 09 e 11 de maio das 10h às 22h no hall de entrada da Universidade. No local, os visitantes poderão comprar livros novos e usados a preços acessíveis e descobrir novas obras para a própria coleção literária. O evento contará ainda com rodas de conversas, palestras e sorteio de livros.
A autora homenageada da vez será Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil que através dos livros denunciou as más condições de vida das periferias de São Paulo. Em seu livro autobiográfico, “Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, Carolina retrata o cotidiano na Favela Canindé e os esforços para se manter como mãe solteira enquanto catadora de papel. A obra publicada em 1958 já foi traduzida para mais de 13 idiomas e permanece objeto de estudo nos ambientes acadêmicos. O espaço terá um espaço dedicado à memória da autora, com um trabalho de curadoria de textos e imagens que contam um pouco da trajetória de Carolina.
“Paulo Freire já dizia que “a leitura faz o mundo andar” e nosso intuito não é só promover e incentivar a prática da leitura, mas ressaltar projetos, programas, autores e editoras independentes locais de maneira a promover a cultural de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense”, destaca a coordenadora acadêmica do projeto, Daniele Fernandes.
O local também terá um espaço infantil especial dedicado ao incentivo à leitura dos mais jovens. A programação completa de palestras e sorteios pode ser conferida no perfil do Instagram da unidade: @unigranrio.novaiguacu