Quando alguém te convida para algum lugar, você automaticamente interroga “onde é?”. Para responder a pergunta, alunos de Comunicação Social, na Universidade Unigranrio, de Duque de Caxias tiveram a idéia de criar um app para resolver esse problema. O aplicativo é gratuito para smartphones e tablets é conhecido pelo codinome “Cultura BF”. O lançamento coorreu na última quarta-feira (15), na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Participaram do evento a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, alunos de Comunicação Social da Unigranrio e artistas da região.
Ele é um dispositivo que analisa a localidade geográfica, facilitando a vida de quem tem pressa para localizar museus, bibliotecas, teatros, cinemas, lonas culturais, escolas e blocos de samba, feiras culturais, cineclubes, folclores, parques, escolas de dança, trilhas, secretarias de cultura, festas, shows, entre outros. O aplicativo exibe ainda uma agenda semanal dos principais eventos artísticos, em vídeo e em texto.
Os alunos da disciplina Comunicação, Sociedade e Cultura, com ajuda do seu orientador de curso, produzir um mapa com mais de 300 iniciativas culturais. Era o que estava faltando nessa região, dizem alguns alunos que residem em Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Uma cultura não muda tão rapidamente, mas para se chegar a uma delas basta um clique. Esse novo aplicativo servirá como instrumento de localização e de integração da cultura regional.