
Foto: Marllon Guedes
Uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) promete render inúmeros frutos para o município e para os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e de Engenharia em Agrimensura. A convite do secretário de Assuntos Institucionais, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMAICTI), Adeoclemes Martins Júnior, os alunos participaram de um café da manhã com o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, na manhã de ontem, para que pudessem ouvir as demandas de Japeri e, a partir disso, traçar planos dentro de suas áreas de formação acadêmica que possam beneficiar a cidade.
“Japeri é muitas vezes visto apenas como o município onde termina a linha do trem, mas não pelas suas potencialidades. Nós temos feito, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), um grande trabalho junto aos produtores rurais, o Programa da Agricultura Familiar, onde 30% de toda a produção é destinada às escolas municipais”, disse o prefeito Timor.
Como Japeri é mesclada entre uma área urbana inserida em diversas zonas rurais, o desafio dos universitários é planejar a cidade para os próximos anos sem interferir na natureza que a rodeia. Um dos estudantes que topou a empreitada é Richard Andrade Pires, de 24 anos, aluno do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo. “O planejamento de uma cidade ainda é muito deixado de lado no Brasil. A cidade é um objeto de estudo muito importante, mas não vemos uma aplicação prática disso em nosso país. Nossa proposta é desenvolver diagramas, mapas e análises de Japeri de forma a dar esse retorno à população. Esperamos que nossos projetos tragam bom uso ao prefeito e aos japerienses”, disse Richard.
Para ele, a parceria é fundamental para que a Rural forme profissionais qualificados e que já irão entrar no mercado de trabalho melhor preparados. “Nos faltava a oportunidade de aproximação com casos reais, muitas vezes ficamos apenas no plano acadêmico, estudando casos hipotéticos, sem ir a campo. Como futuro arquiteto e urbanista, sei que é fundamental estar aqui em Japeri para desenvolver minhas habilidades”, comemora o jovem.
Parceria irá beneficiar ambos os lados
O secretário da SEMAICTI também celebrou a união entre os estudantes dos dois cursos e acenou com a possibilidade de novas parcerias no futuro. “Independentemente da disciplina da universidade que os trouxe até Japeri, creio que podemos colher muitos frutos dando continuidade a esta parceria através de novos projetos e até mesmo estágios em suas áreas”, disse Júnior.
A professora de Planejamento Urbano e Regional da Rural, Regina Araújo, é a responsável pelo trabalho que une as demandas de uma cidade com a necessidade de seus alunos aprenderem na prática a disciplina vista em sala de aula. Ela conta que esta parceria entre prefeituras e universidade é feita todos os anos, beneficiando alunos e cidadãos.
“Já fizemos este trabalho em cidades como São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Seropédica e Nova Iguaçu, onde mais tivemos projetos não somente na minha disciplina, mas em várias outras. Muitos alunos fazem seus trabalhos de conclusão de curso com base nos projetos apresentados às prefeituras”, explica Regina. “Além de beneficiar aos estudantes, esta parceria é extremamente importante para a sociedade, pois é uma forma da universidade devolver um pouco à população o que ela nos dá, pois é ela quem mantém as instituições públicas”, completou a professora.