
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Começou ontem a Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 em todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A imunização foi antecipada em uma semana, mas por enquanto, serão atendidas apenas crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes e doentes renais crônicos. A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a partir do dia 30, a vacina estará disponível para todo público alvo: idosos com mais de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, pacientes portadores de outras doenças crônicas, profissionais de saúde, além de outros doentes crônicos, presos e funcionários do sistema prisional.
Em todo Estado, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A secretaria estadual de Saúde espera imunizar pelo menos 80% dos grupos. Na Baixada Fluminense a procura foi grande e logo no primeiro dia a população aproveitou para receber a imunização.
Mesquita

Foto: Maicon Ferraz/Ascom Mesquita
Em Mesquita, o início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi bastante significativo. De acordo com a técnica de enfermagem Graça Martins, a procura surpreendeu. “Em geral as pessoas deixam para vir depois, mas dessa vez, temos fila”, disse. A profissional da Saúde ressaltou que a única contra indicação é alergia a gema de ovo. Quem estiver com quadro de febre, diarreia ou fazendo uso de antibiótico e corticoide também deve evitar tomar a vacina.
A meta da secretaria municipal de Saúde é imunizar 80% do público-alvo, o que corresponde a aproximadamente 30 mil pessoas. Para chegar a este número, o município está aplicando a vacina nos 22 postos de saúde e no Dia D, que será no sábado dia (30), a população poderá ser imunizada também na Vila Olímpica da cidade, localizada na Av. Baronesa de Mesquita, bairro Cosmorama.
O técnico de informática Carlos Edi, de 25 anos, não perdeu tempo e levou a filha de um ano e dois meses para tomar a vacina. “Com saúde não se brinca e diante de tantos casos, quero logo livrar minha filha dessa ameaça”. A dona de casa Jaqueline Marques, 29, também levou o filho de 3 anos no primeiro dia de vacinação. “Prefiro prevenir o quanto antes. Nem me importo de esperar na fila, o que quero é vacinar logo meu pequeno”, disse.
São João de Meriti
Em São João de Meriti também começaram as vacinações nos 20 Postos de Saúde da cidade. Além disso, para garantir mais acesso a imunização, no Dia D (30) serão disponibilizados outros três pontos de imunização: Shopping Rio Ville, Praça da Matriz e loja O Amigão. De acordo com o planejamento da secretaria de Saúde do município, 105.910 pessoas devem ser vacinadas até o final da campanha.
Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, a expectativa da secretaria municipal de Saúde é vacinar 110 mil pessoas durante todo o período da campanha. Para isso, serão disponibilizados 51 postos espalhados em toda a cidade. Além disso, no dia 10 de maio, a vacina estará disponível no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) para idosos com mais de 60 anos. Três abrigos também terão datas específicas no mês de maio para a vacina. São eles: Luz Escol (13); Esperança do Idoso (17) e Samaritano (20).
A mãe de primeira viagem, Juliana de Andrade, de 18 anos, levou a pequena Geovanna Freitas, de sete meses para as vacinas regulares da infância e aproveitou para imunizar contra a gripe. “Estou sempre em dia com a vacinação dela e como já estava aqui no posto, resolvi deixar aplicar essa vacina também”, disse a jovem que levou a filha ao Centro de Saúde Vasco Barcellos, no centro de Nova Iguaçu, que está preparado para aplicar 2 mil vacinas diariamente.
De acordo com a secretaria municipal, pessoas acamadas cadastradas no Programa Saúde da Família serão imunizadas em suas residências. Quem ainda não faz parte do programa, pode solicitar o atendimento domiciliar na unidade de saúde mais perto de casa do paciente.
Demais municípios
Em Japeri a vacinação pode ser encontrada em 11 Unidades Básicas de Saúde. Em Belford Roxo, 30 unidades de saúde estarão abertas fazendo a imunização. Em Itaguaí a vacinação pode ser encontrada em 15 postos. Já em Duque de Caxias são 13 postos de saúde participam da campanha.
Conheça a doença
A influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana.
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
Segundo os especialistas, a transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda por meio indireto pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Casos confirmados
Somente neste ano, 14 pessoas morreram vítimas da gripe H1N1 no estado. Três dos casos ocorreram na capital. No total, 46 pessoas foram infectadas pelo vírus. Resende é a cidade com o maior número de mortos: quatro. Ocorreram mortes também em Caxias, Belford Roxo, Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda, Porto Real e Valença. Cidades do Sul Fluminense iniciaram a campanha na semana passada.De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, publicado no dia 19 de abril, São Paulo registrou 715 casos e 91 mortes por H1N1, enquanto no país o número chega a 153 pessoas mortas.