Começou nesta segunda-feira (7) o programa Vacina na Mochila, uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de São João de Meriti, que visa imunizar crianças contra gripe e sarampo diretamente nas creches do município. O lançamento da campanha aconteceu na Creche Municipal Lindaura Amorim, em Vilar dos Teles, e contou com a presença de profissionais das duas secretarias e do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação infantil.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, destacou a importância do programa para a atualização das cadernetas de vacinação dos alunos. “Durante essa semana, será possível atualizar a caderneta de vacinação das crianças nas creches e se adequar ao Programa Nacional de Vacinação. São aproximadamente 3.500 crianças atendidas em nossas creches, e, em breve, seguiremos para as escolas da rede municipal”, afirmou. Ele também reforçou que todas as unidades de saúde do município estão preparadas para receber a população e aplicar todas as vacinas do calendário nacional.
Com 385 alunos matriculados em período integral e parcial, a Creche Lindaura Amorim foi escolhida para iniciar o programa devido ao número expressivo de crianças. A secretária de Educação, Eneila Lucas, ressaltou a relevância do projeto e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Esse é um programa intersetorial e quero parabenizar a gestão municipal por trazer, de forma inédita, a imunização para dentro do ambiente escolar. Isso garante mais acesso e proteção para nossas crianças”, destacou.
A ação também foi bem recebida pelos responsáveis dos alunos. Célia Araújo, avó do pequeno Noah Ferreira, de 3 anos, comemorou a medida e lembrou das dificuldades enfrentadas por muitos pais. “Muitos trabalham fora e não têm tempo de levar os filhos aos postos de saúde. Uma gripe forte pode ser muito perigosa. Saber que meu neto está vacinado me dá tranquilidade”, disse.
Carla Dias, mãe de Caroline, também de 3 anos, reforçou a importância da vacinação nas unidades de ensino. “Acho fundamental essa iniciativa, porque muitos pais não se atentam às vacinas e colocam os filhos em risco. Fiquei com medo quando soube dos casos de sarampo na cidade, mas vi a resposta rápida da prefeitura e agora estou mais aliviada”, concluiu. A campanha segue durante toda a semana nas demais creches da rede municipal.