Vacinação: duas gotinhas contra a paralisia infantil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
No Estado do Rio a meta é vacinar 928,8 mil crianças de seis meses a cinco anos incompletos Foto: Everton Barsan
No Estado do Rio a meta é vacinar 928,8 mil crianças de seis meses a cinco anos incompletos
Foto: Everton Barsan

Inicia neste sábado (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que é aplicada de forma oral, as famosas gotinhas, e este ano ganhou o tema “Você é o protetor do seu filho”. Junto com ela, será realizada a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, destinada a colocar em dia a caderneta de crianças que deixaram de receber alguma dose imunizante na época indicada. Na Baixada Fluminense, as cidades de Belford Roxo, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti reúnem mais de duzentos pontos de vacinação neste Dia D de imunização.

As duas ações vão até o dia 31. Em parceria com os estados e municípios, o Ministério da Saúde possui a meta de imunizar contra a poliomielite (ou paralisia infantil) no país, 12 milhões de crianças, entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 95% do público alvo. O MS distribuiu 1,1 milhões de doses no Estado do Rio de Janeiro, onde o objetivo é vacinar cerca de 929 mil crianças.

Já a campanha de atualização do esquema vacinal é voltada aos pequenos menores de 5 anos. É essencial que os pais não esqueçam a caderneta de vacinação da criança, para que profissionais avaliem se há alguma vacina em atraso. A atualização acontecerá na hora, exceto se a imunização estiver sendo feita fora de uma unidade de saúde. Nesses casos, a família receberá orientação para ir a um Centro Municipal de Saúde ou a uma Clínica da Família durante a semana.

 

Dia D da campanha nos municípios da Baixada

Também será realizada a Campanha de Multivacinação para colocar a caderneta de vacina em dia Foto: Marllon Guedes
Também será realizada a Campanha de Multivacinação para colocar a caderneta de vacina em dia
Foto: Marllon Guedes

O Zé Gotinha entra em ação mais uma vez a partir deste sábado, dia D de mobilização, para proteger as crianças contra paralisia infantil. Em Belford Roxo a abertura da campanha ganha programação especial na Policlínica Neuza Brizolla, que fica na Avenida Benjamim Pinto Dias – Centro, a partir das 8h. No local haverá recreação e animação infantil. Simultaneamente, na Policlínica do Parque Amorim também haverá a abertura oficial da campanha com a presença de autoridades na área da saúde da cidade. Neste dia, todos os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 17h. A campanha segue no mesmo horário em 26 unidades de segunda à sexta. ” Atualmente o Brasil está livre da doença, segundo o Ministério da Saúde, mas a imunização é fundamental para deixar o vírus fora do país e nossas crianças livres dele”, destacou o secretário de Saúde da cidade, Dr. Antônio Ferreira.

Em Itaguaí, a meta é vacinar cerca de oito mil crianças. A abertura oficial da campanha acontece no Posto de Saúde do Centro e neste dia D, as doses serão oferecidas em 20 unidades de saúde, 17 escolas e mais cinco pontos extras, entre eles, o Rotary Club e a Associação de Moradores de Chaperó. O município também disponibilizará postos volantes nos bairros do Rio Cação e Serra do Caçador. A vacinação acontecerá das 8h às 17h.

A Prefeitura de Japeri realiza a campanha em 11 postos de vacinação, com a finalidade de imunizar contra a paralisia infantil sete mil crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. “É muito importante que todas as crianças nessa faixa etária sejam vacinadas. A vacinação contra a pólio é uma das mais importantes na infância. Vale ressaltar, que, a saúde das crianças depende de cada responsável. Com isso, cabe a todos os os responsáveis levar seus filhos menores de 05 anos para esta campanha.Vacinar é Proteger”, lembrou o secretário municipal de Saúde Leo Peclat.

A meta em Mesquita é aplicar 11.155 doses da vacina contra a Poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para a campanha 21 unidades de saúde em toda a cidade. “É de suma importância que os pais ou responsáveis levem todas para que sejam vacinadas”, ressaltou o secretário de Saúde, Ricardo Xavier.

Neste Dia D da campanha nacional, todas as unidades municipais de saúde de Nova Iguaçu irão funcionar entre as 8h e 17h. “No ano passado conseguimos atingir a meta e vacinamos mais de 45 mil crianças contra a Poliomielite, responsável pela paralisia infantil. Por isso, pedimos para que os pais não percam essa oportunidade de mais uma vez atuar junto conosco na prevenção da doença”, disse o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados fará o lançamento da campanha neste Dia D, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, a partir das 9h. Os pais e responsáveis das crianças podem procurar até 31 de agosto, um dos 15 postos de saúde da cidade. “Nossa meta é vacinar cerca de quatro mil crianças durante a campanha. Estamos disponibilizando mais vacinas nas Estratégias de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde. É muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a dose da vacina e até mesmo atualizar a carteira de vacinação”, comentou a secretária municipal de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina.

Em São João de Meriti os pontos de vacinação nesta campanha reúnem 15 Postos de ESF e duas unidades de saúde (Sumaré e Aníbal Viriato). O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

 

por Ana Paula Moresche
amoresche@jornalhoje.inf.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!