
Foto: Divulgação / CJuv
A terceira edição do fórum Vozes da Cidade foi realizada no sábado (9), na Praça da Apoteose, na Vila São Luís, em Duque de Caxias. O encontro debateu temas como a PEC 171, que trata da redução da maioridade penal, do combate ao extermínio da juventude negra e traçou a cultura como uma das principais ferramentas de combate à violência. O dia de debates foi marcado por muita intervenção urbana através dos elementos do Hip Hop promovido pela Cypher.
“A cultura urbana, muito representada nesse fórum através de diversos artistas da área, foi muito debatida e apresentada como uma grande alternativa da juventude para se expressar política e artisticamente. A Baixada grita cultura urbana, e a valorização e incentivo desta arte é cada vez mais importante para o desenvolvimento dessa juventude”, explicou Everton Chacal, coordenador-geral da CJUV.
A redução da maioridade penal foi mais uma vez colocada como retrocesso no combate à violência e a questão do alto índice de mortalidade dos jovens, especialmente negros, entrou em debate de forma incisiva.
“Nenhum país do mundo onde se reduziu a idade penal, houve diminuição da violência. O sistema está invertendo a ordem das coisas, não podemos preferir prender do que educar e garantir melhores oportunidades. A cultura é uma ferramenta de combate à violência, mas para muita gente é melhor encarcerar negros e pobres, reduzir é um erro!”, destacou Diego Tecnickko, o DJ Cypher.
Para Camila Motta, da Pastoral da Juventude, os jovens são as principais vítimas da violência. “Não podemos discutir quando menos de 2% cometem esses crimes, sem antes discutirmos os mais de 70% que são vítimas da violência. Precisamos garantir uma melhor distribuição de oportunidades com mais acesso à educação, cultura e saúde de qualidade”, afirmou Camila Motta, da Pastoral da Juventude.
O Fórum Vozes da Cidade conta com a representação de vários movimentos e entidades de juventude do município, entre eles: Pastoral da Juventude, Centro de Atributos Urbanos, Movimento Reinventar, Gente que Patina, Terra dos Homens, Casarão Cultural, Movimento Saudações a quem tem coragem e União da Juventude Socialista (UJS).