
A “Cultura Negra e seus Desdobramentos na Sociedade” foi tema da oitava edição do Festival X-Tudo Sesi Cultural, que percorre todos os teatros do Sesi espalhados pelo Rio, levando uma mistura especial de música, teatro e dança. Na programação da Baixada Fluminense, que teve início no último dia 6, está a encantadora história de “Mercedes”, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio e precursora da dança afro-brasileira pelo mundo. A peça teve apresentação única ontem (14) no Teatro SESI Duque de Caxias
O espetáculo mostra a trajetória de Mercedes Baptista, que, a partir da década de 1940, se tornou a primeira bailarina negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mercedes foi a precursora da dança afro-brasileira pelo mundo e a responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca.
A artista foi a fundadora do Ballet Folclórico Mercedes Baptista, no Rio, que inaugurou uma nova perspectiva da dança moderna no Brasil. Inicialmente formado por negros, o grupo ganhou notoriedade e respeito apresentando-se não somente no País, mas por boa parte da América do Sul e da Europa, sendo responsável por inserir nomes como Elza Soares, Ruth de Souza e Léa Garcia no cenário cultural da época. Além disso, viajou pelo mundo divulgando e ensinando a dança afro-brasileira.
No Sesi Caxias, a programação vai até 22 de julho e as vendas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao Sesi pagam meia-entrada. Mais informações (21) 3672-8369 ou na página do Sesi Cultural: http://www.firjan.com.br/sesi/qualidade-de-vida/guia-sesi-cultural/pagina-principal/
O Festival acontece também em outros Teatros SESI do estado do Rio até o dia 29 desse mês. Todas as atrações são a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), ou com entrada franca. Para a programação completa do Festival Sesi X-Tudo Cultural, acesse: www.firjan.org.br/xtudo.