Em um estado assolado pelo drama da violência urbana e marcado por desafios tão intensos quanto aos do Rio de Janeiro, o trabalho e comprometimento desempenhado por alguns policiais vai além do esperado – É o caso de Bruno Alves Bifano da Gama, Comissário da Polícia Civil, que, ao longo de sua carreira na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), atuou em operações complexas, que exigem investigação, inteligência e, muitas das vezes, coragem para enfrentar cenários, que remetem a verdadeiras zonas de guerra, desarticulando organizações criminosas e enfraquecendo o poder do narcotráfico.
Entre suas contribuições mais notáveis estão a prisão de líderes importantes do tráfico de drogas gerando efeitos diretos na vida de comunidades inteiras. Não à toa, Bruno acumula elogios institucionais e reconhecimentos por ato de bravura, frutos de sua conduta exemplar e de sua atuação em operações de altíssimo risco.
Contudo, o que realmente chama a atenção em sua trajetória não são os prêmios, mas a consistência com que Bruno se dedica a um trabalho, que exige não apenas preparo técnico, mas também um nível de abnegação, que poucos conseguem sustentar por tanto tempo.
Seu trabalho é o exemplo de que, por trás das manchetes, que destacam a violência urbana, existem profissionais, que com coragem, profissionalismo e comprometimento, empenham-se, diuturnamente, em mudar essa realidade e dedicam suas vidas em busca de uma sociedade mais segura.
Em reconhecimento aos excelentes serviços prestados, o Comissário Bruno Bifano foi homenageado, no dia 07 de maio de 2025, em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu pelo Vereador Rogério Teixeira, materializada através de moção de congratulações e aplausos.
As atitudes do homenageado trazem a verdadeira ideia de quem é bem preparado e com a séria vontade de servir com todo o zelo e dedicação, demonstrando toda vontade daqueles que servem aos propósitos legais, servindo de exemplo aos seus pares.