Cidades com maior valorização imobiliária no Brasil estão no litoral

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A valorização de imóveis no litoral brasileiro é impulsionada por fatores como turismo, bem-estar, clima estável e localização geográfica. Santa Catarina se destaca no cenário nacional com quatro cidades entre as mais valorizadas do país, incluindo Itapema, que ocupa hoje a segunda colocação no ranking do Índice FipeZap

Seis das dez cidades com maior valorização imobiliária no Brasil estão localizadas no litoral, de acordo com o Índice FipeZap. Santa Catarina concentra quatro desses municípios e lidera o movimento de valorização do metro quadrado em cidades do litoral, como também no Brasil como um todo. Tal valorização é resultado direto de uma combinação de fatores, como qualidade de vida, segurança e localização geográfica privilegiada. O turismo também exerce papel fundamental nesta dinâmica imobiliária, considerando que, segundo o Ministério do Turismo, mais de 60% dos viajantes escolhem destinos de sol e mar, o que fortalece a atratividade das cidades do litoral seja de SC como de outros estados, e impulsiona a demanda por moradia nessas regiões e investimentos no setor. 

Além destes fatores, o clima também tem seu percentual de participação nesta valorização, como explica o especialista em mercado imobiliário, Luiz Feitosa, com 34 anos de atuação na área. “Diferentemente de países como os Estados Unidos e diversas nações da Europa, que enfrentam com frequência eventos climáticos extremos o que impacta nos investimentos, o Brasil é geograficamente privilegiado com clima agradável o ano todo e praticamente livre desse tipo de catástrofe natural. O litoral, em especial, livre de catástrofes como tsunamis, é uma das regiões mais procuradas para viver e investir, e isso tem contribuído diretamente para a valorização dos imóveis. Santa Catarina além disso, tem um desenvolvimento econômico expressivo e oferece belezas naturais aliadas à infraestrutura, altos índices de segurança e qualidade de vida”, afirma o especialista.

Feitosa também é sócio do Edify One, empreendimento imobiliário à beira-mar de Itapema e que deverá ser um dos mais luxuosos e emblemáticos da região, fruto da união de empresários do setor da construção civil, incluindo  a NR Sports, de Neymar Pai. Inclusive, atualmente a cidade ocupa a segunda posição no ranking nacional de valorização imobiliária e se consolida como um dos destinos mais atrativos para investidores e moradores de alto padrão.

Bem-estar impulsiona escolha por imóveis à beira-mar

Outro fator que tem impulsionado a procura por imóveis no litoral catarinense é a busca por bem-estar e qualidade de vida, aspectos que vão além da infraestrutura urbana e estão diretamente relacionados ao estilo de vida à beira-mar. Estudos científicos reforçam essa percepção, a exemplo de uma pesquisa publicada na revista Communications Earth & Environment que revelou que morar próximo ao mar pode melhorar a saúde em até 40%, enquanto levantamento da revista Health & Place indicou que pessoas que vivem em áreas litorâneas relatam níveis mais elevados de felicidade e satisfação.

“O Brasil é um país privilegiado, com um clima e belezas naturais que conquistam turistas de várias regiões do país e do mundo e isso se reflete no mercado imobiliário. Temos visto um aumento na procura por imóveis não apenas por brasileiros, mas também por investidores internacionais, que enxergam no país, e em Santa Catarina, um excelente potencial”, destaca Manoela Legarrea, sócia e diretora da Edify.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!